Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 03/10/2016

Menopausa: Veja como hábitos alimentares saudáveis ajudam a aliviar os sintomas

Qual mulher não deseja passar pelo período da menopausa de forma natural, saudável e tranquila? Fase feminina de grandes mudanças físicas e hormonais, nem sempre é fácil assumir que o tempo passa e que ele é quem determina a nossa mais genuína natureza. Por isso, para manter o controle mental em dia depende diretamente da forma que levamos a vida, com bons hábitos e costumes na rotina.

A menopausa é o período fisiológico após a última menstruação da mulher e ocorre aproximadamente entre os 45 e 55 anos. Geralmente, ela está associada ao envelhecimento, as rugas, as famosas ondas de calor e o aumento da gordura abdominal, o que preocupa a maioria das mulheres. Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, os hábitos alimentares estão diretamente ligado com os sintomas da menopausa:

“Na menopausa, também há uma redução significativa da massa muscular e óssea, por isso é tão importante uma boa alimentação e a garantia de ingestão de nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo e redução de seus sintomas. Esse período nada mais é que o encerramento do período fértil feminino. Os hormônios progesterona e estrogênio param de funcionar juntamente com a parada da ovulação”, explica a profissional que indicou alguns hábitos importantes para essa fase:

9 hábitos que devem ser inseridos durante a menopausa

1 – Fracione as refeições: Nada de comer somente três vezes ao dia e em grandes volumes, isto vai acarretar ainda mais a deposição de gordura na região abdominal.

2 – Aumente o consumo de água: Um organismo bem hidratado garante as reações químicas necessárias e metabolismo funcionante;

3 – Invista em alimentos ricos em cálcio: Para uma boa mineralização de ossos (evitar a osteopenia/osteoporose), consuma alimentos ricos em cálcio e magnésio como os vegetais verde-escuros (couve, brócolis e espinafre) , leite, derivados, peixes e sementes de gergelim e abóbora.

4 – Evite bebida alcoólica, refrigerantes, cafeína: São bebidas que tomadas junto com as refeições, “sequestram” os minerais (cálcio, magnésio, ferro) do sistema digestivo, impedindo-os de serem absorvidos pelo organismo.

5 – Alimentos ricos em soja: Por serem ricos em fitoestrógenos, substância que melhora os sintomas da menopausa pois equilibra a produção de hormônios femininos no organismo. “Leite de soja, soja refogada, bolinhos de soja assados, são boas fontes protéicas e de fitoestrógenos. Porém, deve ser avaliado seu consumo pelo nutricionista antes de ser introduzida na rotina alimentar”, ressalta a nutricionista.

6 – Aumente o consumo de antioxidantes na alimentação: Como o ácido ascórbico (vitamina C) como acerola, laranja, kiwi, pimentão, limão. Vitamina E presente nas castanhas, nozes, óleos vegetais como o de coco e azeite. Betacaroteno (cenoura, abóbora, mamão, tomate);

7 – Consuma 2 pires de vegetais crus ao dia: São grandes fontes de vitaminas, minerais e principalmente fibras, que regulam o intestino (sementes de linhaça, farelo de centeio, trigo integral, cevada);

8 – Chá de folhas de amora: Conhecida como reguladora de hormônios, atua com bastante eficácia nos sintomas da menopausa: ressecamento da vagina, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e das articulações, calores como os fogachos. Indicado para tomar 250ml, três vezes ao dia.

9 – Restrinja o sal, açúcares e gorduras: Sódio em excesso aumenta inchaço corporal e pressão arterial. Açúcares são agressivos ao pâncreas, evite todos eles, coma os alimentos de forma natural, sem adoçar. Frituras aumentam o colesterol ruim (LDL) e Triglicerídeos no organismo.

Produtos relacionados