Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 25/08/2017

Shakes e vitaminas: 6 combinações poderosas para turbinar o seu café da manhã

Que tal uma bebida poderosa para o seu café da manhã ficar completo? Os shakes e vitaminas são boas opções para a primeira refeição do dia. Práticos, versáteis, saborosos e altamente nutritivos, essas combinações de ingredientes – principalmente frutas, grãos e vegetais – carregam uma generosa quantidade de vitaminas, minerais e outras substâncias que dão mais ânimo, energia e disposição ao corpo.

Segundo a nutricionista Natália Vignoli, os shakes podem ser incluídos tranquilamente na primeira hora do dia, depois do jejum da madrugada, ou, até mesmo, em lanches que alternem as principais refeições:

“Shakes e vitaminas são aliados para pessoas que não tem o hábito de comer pela manhã ou preferem algo mais leve a noite. Também são boas formas de inserir fibras e vegetais para quem tem pouco costume de alimentar-se desse grupo”, explica a profissional que indica as melhores combinações de alimentos para as bebidas. Confira:

6 combinações saudáveis e nutritivas para shakes e vitaminas

1 – Banana + leite de castanha + pasta de amendoim + cacau: Para quem precisa de uma dose extra de energia essa combinação não pode ficar de fora do seu plano alimentar. O shake se torna uma bebida rica em vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como potássio, ferro e magnésio que ajudam a equilibrar o organismo, diminuir o risco das doenças cardiovasculares e melhora a saúde dos nossos ossos e músculos.

2 – Morango + mirtilo + leite de coco + chia: A chia é uma semente versátil, combina com as mais diversas preparações, acrescendo muito nutrientes. Nessa união, esse “superalimento” inclui as propriedades antioxidantes, que previne as ações dos radicais livres causadores de enfermidades e inflamações, além de contribuir com o emagrecimento saudável. A bebida se torna poderosa em vitamina C, devido à presença das frutas e diurética, ajudando no funcionamento dos rins.

3 – Mamão + cenoura + acerola + gérmen de trigo: Para turbinar a sua energia e melhorar a saúde do seu sistema imunológico, essa bebida é uma potente fonte de vitamina C. Além de espantar qualquer indício de gripe ou resfriado, o shake possui propriedades antienvelhecimento, que ajudam a manter a pele bonita, hidratada e saudável por mais tempo. Também é possível encontrar uma boa quantidade de proteínas, graças a presença do gérmen de trigo, colaborando com a saúde dos músculos.

4 -Abacaxi + hortelã + mel + farelo de quinoa: Refrescante e muito saboroso, essa combinação possui boas quantidades de vitaminas do complexo A, B, C e E, que ajudam a melhorar a digestão, fortalecem a imunidade e ajudam no funcionamento do intestino. Para essa bebida, a quantidade de ferro também é um destaque, já que ajuda no combate à anemia.

5 – Couve + pepino + erva doce + maçã verde: O shake verde, como também é chamado, é uma excelente opção para quem quer queimar algumas calorias em pouco tempo – incluindo também a prática de atividades físicas no dia a dia -. Essa bebida também é uma boa fonte de vitamina A e C, que ajudam a tornar o organismo saudável e livre de doenças, além de possuir propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que combatem infecções e outras complicações.

6 – Espinafre + manga + gengibre + mel: O resfriado te pegou? Calma, esse shake pode te ajudar a se livrar dele e ainda reforçar o seu sistema imunológico. Essa receita também é ideal para quem quer perder uns quilinhos, já que é fonte de fibras alimentares e proporciona saciedade. A bebida possui efeito detox, ajudando a desintoxicar o organismo, torná-lo mais saudável e aumentar a absorção de nutrientes.

Cuidados com o consumo excessivo. Equilíbrio é fundamental

Segundo a nutricionista, não é porque as bebidas são saudáveis que não merece atenção ao consumo, principalmente quando o assunto é a combinação de alimentos: “É comum “rechear” o shake com alimentos saudáveis, funcionais, ou “superalimentos” como aveia, chia, mel, linhaça , óleo de coco…. Assim, uma vitamina saudável acaba sendo uma bomba calórica”, alerta a profissional.

Embora não tenha restrição no consumo dos shakes e vitaminas, é importante não substituir as refeições principais pelas bebidas. Além disso, os portadores de diabetes devem consultar um nutricionista para saber quais são as melhores combinações.