Tire o sapato! Descubra os benefícios de andar descalço em casa para a sua saúde
A Universidade de Houston, nos Estados Unidos, realizou pesquisas sobre o assunto e descobriu que 39% dos sapatos que “passearam pelas ruas” continham as bactérias Clostridium difficile, ou apenas “C. Diff”, consideradas ameaças públicas, principalmente por serem resistentes a vários tipos antibióticos. De acordo como as análises, as solas dos calçados são mais sujas do que assentos sanitários:
“A C.diff atinge apenas quatro de cada 10 pessoas, mas há muitos outros tipos de bactérias que precisam ser evitadas. Um piso de banheiro público, por exemplo, contém 2 milhões de bactérias por polegada quadrada“, diz um trecho da pesquisa.
Os males que podem ocorrer quando estamos em contato diretos com as bactéricas são: problemas intestinais e estomacais, diarreia e, o mais grave, a inflamação do cólon. Outro estudo, desta vez na Universidade de Arizona, também nos Estados Unidos, descobriu nove formas diferentes de bactérias encontradas nos sapatos que poderm gerar pneumonia e infecção respiratória, que causam asma e bronquite.
4 maneiras para deixar a sua casa longe das bactérias das ruas
– Capacho: Sempre coloque um tapete áspero do lado de fora da porta de sua casa e um de nylon dentro. Passe sempre o aspirador neles, pois além de mantê-los limpos, aumenta a durabilidade das fibras.
– Porta-sapato: Coloque uma base de borracha ou madeira onde as pessoas possam guardar seus sapatos. Além de ser uma atitude simpática, é muito útil, principalmente em épocas de chuva.
– Raspadores de sapato: Muito comum em casas de cidades do interior, onde tem muito barro e terra, o uso de raspadores de sapato na porta de entrada também ameniza a limpeza dos calçados.
– Animais: Se tiver cachorros, por exemplo, coloque luvinhas ou sapatinhos nas patas do animal para ir para a rua. Outra boa medida para os bichinhos é sempre ter a mão uma toalhinha para passar nas patas do animal antes de entrar em casa.