5 pratos da culinária árabe que você precisa experimentar
O mundo é tão diverso que não é de se espantar que cada lugar tenha uma gastronomia específica. Se dentro do próprio Brasil há diferenças entre regiões e estados, o que dizer de países com geografias tão diferentes umas das outras? Bem, elas acabam rendendo uma pluralidade de sabores que deve sim ser apreciada. No nosso país a culinária japonesa e chinesa costumam fazer sucesso, mas há uma outra que também conquistou corações há muito tempo: a comida árabe. Além de muito saborosa ela traz nutrientes importantes para o nosso organismo. Não conhece? Não se preocupe, nós listamos 5 pratos dessa gastronomia que você precisa experimentar.
Quibe é preparado com hortelã, ingrediente detox
O quibe é, provavelmente, o prato mais conhecido desta lista. Tanto que muita gente nem deve saber que ele faz parte da gastronomia árabe. Além de poder ser feito no forno, ele conta com hortelã no seu preparo, hortaliça que alivia dores e ajuda a relaxar os músculos. Além disso, é um ingrediente detox, ajudando a livrar o corpo de possíveis toxinas. Uma dica é prepará-lo ao molho de iogurte. A receita, além de deliciosa, é altamente nutritiva.
Tabule é rico em vitaminas no complexo B
Muito bem, agora vamos ao tabule. Esse prato é preparado com ingredientes crus, o que permite que muitos nutrientes não sejam perdidos durante o cozimento. Além disso, é feito com o trigo de quibe, que por sua vez é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam o sistema nervoso a funcionar bem. Se quiser experimentar uma versão ainda mais árabe, nossa sugestão é prepará-lo com cuscuz marroquino.
Falafel regula o índice glicêmico
Já o falafel nem todo mundo conhece, então se esse é o seu caso saiba que ele se trata de um bolinho frito de grão-de-bico. Pois é, ele traz consigo todos os benefícios dessa leguminosa, que não são poucos! Entre eles podemos listar regular o índice glicêmico do corpo, ajudar a desintoxicar o organismo e ainda evitar a menopausa precoce. Se quiser deixá-lo mais nutritivo sirva o prato com uma salada orgânica. Não tem erro.
Kafta possui bastante alho, ingrediente com propriedades medicinais
A kafta é outro prato árabe que se tornou queridinho dos brasileiros. Semelhante ao quibe, possui entre seus ingredientes mais marcantes o alho, que por sua vez possui grandes propriedades medicinais. Tudo bem que ao ser submetido a altas temperaturas seus benefícios praticamente desaparecem, e por isso a sugestão é comer a kafta com um molho de alho preparado em casa. O alimento é um excelente antioxidante, e por isso combate os radicais livres e fortalece o sistema imunológico. Sem falar que é muito benéfico para a saúde do coração. E embora a kafta seja originalmente preparada com carne, nada impede de fazer uma versão com frango. Que tal experimentar?
Húmus conserva melhor os benefícios do grão-de-bico
Por fim temos o húmus, talvez o menos conhecido desta lista. Isso porque ele na verdade é uma pastinha, que pode ser colocada no pão sírio ou em onde mais você preferir. Seu ingrediente principal também é o grão-de-bico, e por isso seus benefícios acabam se assemelhando aos do falafel, com a ressalva que, por não ter sido exposto a altas temperaturas, o húmus conserva melhor os benefícios desse alimento.