Salada de pepino: 4 formas de preparar
Que tal fazer uma salada bem leve e nutritiva para comer antes do almoço ou jantar? A salada de pepino se destaca por ser rica em antioxidantes, vitaminas, fibras, melhora o trânsito intestinal e ainda hidrata o organismo. Esse tipo de salada, inclusive, melhora bastante a saúde da pele, dos cabelos e é muito fácil de preparar. Para te incentivar a variar mais na cozinha, nós separamos 5 receitas de salada de pepino que ficam divinas. Dá uma olhada!
Como fazer salada de pepino de diferentes maneiras
Por conter um alto teor de água, vitaminas e minerais, o pepino é um tipo de vegetal detox que consegue eliminar bem as impurezas do organismo. É bastante indicado, por exemplo, usá-lo no preparo de diferentes receitas detox, como sucos e vitaminas.
Para otimizar ainda mais os benefícios do pepino, uma boa dica é incrementá-lo com outros vegetais ricos em antioxidantes, como cenoura, tomate e diferentes temperos. Confira receitas de salada de pepino que ficam bem saborosas:
1. Salada de pepino japonês (ou pepino agridoce)
Você sabia que tem como fazer salada de pepino japonês usando vinagre e sementes de gergelim? Também chamada de sunomono, essa receita de salada de pepino agridoce é tradicional do Japão e fica bem saborosa. Aqui, a ideia é fazer uma espécie de pepino em conserva, que fica altamente nutritivo e refrescante para comer nos dias mais quentes.
Ingredientes
– 1 bandeja de pepino japonês orgânico Taeq (400 g)
– 1 colher de chá de sal
– 3 colheres de sopa de vinagre de arroz
– 2 colheres de sopa de açúcar demerara Taeq
– 2 colheres de sopa de sementes de gergelim
Para começar, lave bem os pepinos, seque-os e os corte em fatias bem finas. Transfira as fatias para um prato, adicione o sal por cima, misture e espere 10 minutos. Passado esse tempo, enxágue as fatias e deixe-as em um escorredor para que fiquem bem secas.
Em uma panela, coloque o vinagre e o açúcar. Deixe no fogo baixo e mexa até o açúcar derreter. Mas não deixe ferver, ok? Depois reserve e deixe esfriar.
Transfira as fatias de pepino para um recipiente, adicione a mistura agridoce. Por fim, junte as sementes de gergelim e misture bem. O resultado é uma salada de pepino rica em nutrientes e sabor.
2. Salada de pepino com tomate
Bastante rica em flavonóides e carotenóides, a salada de pepino com tomate é perfeita para quem quer algo mais refrescante para servir nos dias mais quentes. Para dar mais sabor, a nossa dica é acrescentar cebola roxa e um pouco de sumo de limão, o que torna a receita ainda mais saudável.
Ingredientes
– 1 pepino japonês orgânico Taeq
– ½ caixinha de tomate cereja orgânico Taeq (125 g no total)
– ½ cebola roxa cortada em rodelas finas
– Sumo de ½ limão orgânico Taeq
– Azeite orgânico a gosto
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Primeiro, lave o pepino, seque-o e corte-o em fatias bem finas. Lave também os tomates e corte-os ao meio. Em uma bacia grande, despeje as fatias de pepino e os tomates.
Adicione a cebola roxa fatiada, esprema o limão por cima, adicione o azeite, o sal e a pimenta e misture bem. Espere uns 10 minutos para que a salada pegue bem os temperos. Prontinho!
3. Salada de pepino com iogurte
De sabor agridoce, a salada de pepino com iogurte é ótima para acompanhar frangos e carnes vermelhas. Ela funciona como uma espécie de molho e pode ser feita com diferentes temperos e ervas, como hortelã e pimenta a gosto.
Ingredientes
– 1 ½ pepino japonês orgânico Taeq
– 12 folhas de hortelã picadas
– Sumo de ½ limão orgânico Taeq
– 1 copo de iogurte natural Taeq
– 1 colher de sopa de azeite orgânico Taeq
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para começar, lave bem o pepino e as folhas de hortelã. Corte-os em fatias finas e junte-os em uma vasilha. Adicione o sumo de limão e reserve.
Em outro recipiente, misture o iogurte, o azeite, o sal e a pimenta a gosto. Despeje o molho de iogurte em cima do pepino, misture bem e sirva em seguida.
4. Salada de pepino com cenoura
Se a ideia é fazer uma salada rápida, colorida e rica em vitaminas, nada melhor que a combinação de pepino com cenoura. Aqui, a ideia é ralar ou cortar os vegetais em rodelas/fatias bem finas e, em seguida, temperar com ervas finas, azeite e outros temperos de sua preferência. O bom dessa salada é que ela é bem simples de fazer e combina com diferentes pratos. Mas, para usufruir ao máximo dos benefícios dos ingredientes, o ideal é que você a consuma ainda fresca.
Ingredientes
– 1 pepino japonês orgânico Taeq
– 1 cenoura orgânica Taeq
– ½ cebola orgânica Taeq
– Coentro picado a gosto
– Salsinha picada a gosto
– Azeite orgânico Taeq a gosto
– Sal a gosto
– Sumo de limão orgânico Taeq a gosto
– Vinagre a gosto (opcional)
Lave o pepino, seque-os e corte-o em rodelas bem finas. Em seguida, lave também a cenoura e rale-a por cima do pepino. Adicione a cebola cortada em fatias finas, junte o coentro, a salsinha e misture bem.
Para dar o toque final, adicione azeite, limão, sal e um pouco de vinagre, se desejar. Fica bem saboroso!
Obs.: também é possível fazer receitas de salada de rabanete com pepino, adicionar beterraba, abobrinha e outros vegetais bem nutritivos que compõem pratos ainda mais coloridos.