Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 formas criativas e saudáveis de incrementar o salpicão
Guia Culinário 18/11/2022

4 formas criativas e saudáveis de incrementar o salpicão

Quando se trata da receita de salpicão, cada pessoa tem a sua. Seja com um ingrediente especial, a forma de consumir ou um acompanhamento específico, o passo a passo do salpicão pode variar, mas é sempre muito prático. Com algumas adaptações, inclusive, ele pode ficar bem mais saudável do que o tradicional – algo importante para quem não quer comprometer a rotina alimentar. Ainda assim, existem algumas formas de diversificar o preparo e incrementar o prato, boa opção para mudar o cardápio. Confira, aqui embaixo, como fazer salpicão de quatro maneiras diferentes.

1. Salpicão de bacalhau pode ser uma opção diferente do frango

A receita de salpicão que a maior parte das pessoas conhece tem o frango como a principal fonte de proteína. Mesmo que, geralmente, o corte usado seja o peito, uma carne com pouca gordura e benéfica para a saúde, existe uma forma de variar o sabor e os benefícios da proteína nesse prato: o salpicão de bacalhau. Como esse é um prato facilmente personalizável, tudo o que você vai precisar fazer é cozinhar o peixe lembrando de escaldar algumas vezes para retirar o excesso de sal, desfiar e misturar nos outros ingredientes. Ele vai bem com legumes como a cenoura e a couve flor e, também, com temperos como o coentro.

2. Para o lanche, receita de salpicão pode contar com o pão de forma integral como ingrediente

Quando colocado entre fatias de pão de forma integral, o salpicão dá um ótimo recheio de sanduíche natural, seja ele de frango ou de bacalhau. Ainda assim, ele pode ficar mais saboroso se você transformar o sanduíche em uma “torta”: basta organizar o salpicão e o pão em camadas num tabuleiro e levar à geladeira. Aqui, o ingrediente usado para dar a “liga” no salpicão pode ser o queijo cottage em pasta, que vai dar um toque especial e leve ao prato. Tudo isso num passo a passo prático e rápido.

Veja como fazer salpicão de cottage em pão de forma integral.

3. Salada de salpicão: sirva com folhas variadas para um prato refrescante e saudável

O salpicão é considerado uma salada em diferentes locais, por isso, muitas vezes entra nos pratos como acompanhamento. Ainda assim, quando você quiser um prato ainda mais leve – principalmente nos dias de muito calor -, pode fazer um combo de salada de salpicão: basta combiná-lo com folhas variadas. Para isso, é possível escolher das mais conhecidas, como a alface americana, por exemplo, às mais raras, como a endívia.

Confira a receita de salpicão em folhas de endívias e aprenda mais uma forma de servir o prato!

4. Varie os ingredientes para salpicão de acordo com o seu gosto

Na hora de escolher os ingredientes para salpicão, alguns podem andar de mãos dadas com polêmicas – como a uva passa e a maçã, que não fazem sucesso com quem não gosta da mistura de sabores. Ainda assim, é sempre possível variar o que vai entrar na receita além da proteína. Cenoura, milho, ervilha, queijo e azeitonas, por exemplo, são facilmente encontrados nesse prato, mas também é possível incluir outros vegetais. A beterraba ralada – mesmo que vá mudar a cor do prato -, por exemplo, é uma ótima opção. Além dela, você pode incluir brócolis, salsa, cebolinha, palmito e outros legumes e vegetais. Oleaginosas como as amêndoas e castanhas também podem ser incluídas. Basta escolher o que combina mais com o seu gosto pessoal.