Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chia, linhaça, quinoa… 6 sementes que você deveria consumir regularmente
Guia Culinário 29/08/2022

Chia, linhaça, quinoa… 6 sementes que você deveria consumir regularmente

Incluir sementes de chia, quinoa e linhaça na alimentação diária pode fazer uma grande diferença para quem está buscando hábitos saudáveis. A principal vantagem é que elas podem aparecer em pratos e refeições variadas, desde os sucos e vitaminas até as receitas mais elaboradas, como bolos e sopas. Veja os benefícios de seis sementes diferentes que podem – e devem – passar a fazer parte do seu dia a dia. Confira!

1. Semente de chia

Uma colher de sopa de semente de chia por dia é o suficiente para melhorar o sistema imunológico, o fluxo intestinal e ajudar na prevenção das diabetes. Rica em fibras, proteínas e minerais, a chia ainda é conhecida por quem quer perder peso, já que potencializa a saciedade das refeições. Ela pode ser usada no preparo de diferentes receitas, como bolos e tapiocas, salpicada nas refeições ou em iogurtes, sucos e vitaminas. Mas vale o aviso: ela não pode ser consumida em excesso, já que, em grandes quantidades, pode provocar inchaço e tornar a digestão mais lenta.

2. Quinoa

Rica em vitaminas do complexo B, proteínas, fibras e minerais, a quinoa é mais uma semente que age na sensação de saciedade e ajuda quem precisa perder peso. Além disso, ela ajuda no funcionamento do intestino, protege ossos e músculos, melhora a imunidade e também auxilia no controle do colesterol. A quinoa pode ser encontrada em grãos para serem cozidos, flocos para serem adicionados diretamente ao alimento e na forma de farinha de quinoa, para o preparo de diferentes receitas.

3. Linhaça

Outra opção popular é a linhaça, que tem ação anti-inflamatória, melhora a saúde cardiovascular porque é rica em ômega 3 e 6, tem fibras, proteínas e carboidratos. No dia a dia, é possível usar a farinha de linhaça no preparo de diferentes receitas, moer o grão – de linhaça marrom ou dourada – em casa ou adicionar as sementes a iogurtes, saladas de frutas, vitaminas e outros alimentos.

4. Semente de abóbora

Fonte de magnésio, ômega 3, ferro e vitaminas, a semente de abóbora traz benefícios para anêmicos, ajuda na produção de energia pelo corpo, atua como antioxidante e entre outros benefícios, melhora a saúde cardiovascular e ajuda a emagrecer, já que é rica em fibras, aumenta a sensação de saciedade e regula o sistema digestório. Para comer, elas precisam secar ao sol, ser torradas na panela ou assadas no forno. Depois disso, a semente de abóbora pode ser triturada ou consumida inteira.

5. Semente de girassol

A semente de girassol, assim como outras opções da lista, faz bem para a saúde do coração, ajuda a fortalecer ossos e músculos, tem ação antioxidante e também é benéfica para cabelos, unhas e pele. Além disso, ela ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, é rica em gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais. Assim como a semente de abóbora, ela pode ser triturada ou consumida inteira.

6. Gergelim preto e branco

Para adicionar essa semente à sua dieta, primeiro, você precisa escolher entre o gergelim preto ou branco. Eles são bem parecidos, mas enquanto o preto tem mais proteínas, cálcio e vitamina A, o branco tem mais fibras, minerais e vitaminas do complexo B. Assim, o gergelim preto é bom para a saúde dos músculos, ossos, olhos e pele, enquanto o gergelim branco age no sistema digestivo, no processo de cicatrização e na saúde do sistema nervoso.