Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia completo com alimentação e dicas para aumentar a produção de leite materno
Taeq Indica 13/09/2024

Guia completo com alimentação e dicas para aumentar a produção de leite materno

Uma preocupação das mamães de plantão é como aumentar a produção do leite materno. Afinal, essa é a única fonte de alimentação do bebê nos seis primeiros meses e, nessa fase, muitas mulheres se sentem impotentes quando percebem que não há uma produção adequada de leite.

A boa notícia é que, com hábitos saudáveis, é possível reverter esse quadro. Veja com a gente quais são os alimentos que podem ser consumidos para estimular a produção e seus benefícios, bem como outras dicas que ajudam a potencializar a produção do leite materno. Vamos lá?

É possível aumentar a produção de leite materno?

Sim. Para isso, existem hábitos que ajudam o corpo a produzir o leite em maior quantidade,como consumir alimentos que estimulam a sua produção, amamentar com frequência (já que quanto mais o recém-nascido mama, mais leite é disponibilizado para ele), manter-se hidratada, tomar chás e suplementos indicados, usar bomba de tirar leite (caso seja necessário), dormir regularmente e evitar estresse.

Mãe beijando a testa de seu bebê recém-nascido

Alimentos que ajudam na produção de leite

Conheça a seguir os alimentos que ajudam a aumentar a produção de leite:

Aveia

O consumo da aveia deve começar na gestação, continuar na lactação e ainda é um aliado durante a introdução alimentar do bebê. Ela é repleta de substâncias benéficas, como o cálcio, potássio, ferro, selênio e zinco, que aumentam a produção de leite. A aveia também auxilia no sistema imunológico, protegendo a mamãe e o bebê.

Basta uma ou duas colheres de aveia por dia para aproveitar seus benefícios. Uma opção é misturá-la com frutas, como a banana, ou adicioná-la a vitaminas. O leite de aveia também é outra opção muito nutritiva para as mamães.

Gengibre

Vários pedaços de gengibre fresco dispostos juntos

O gengibre é a raiz de uma planta natural da Índia que funciona como uma solução natural para aumentar o leite materno por ser repleta de nutrientes, como a vitamina A, B1 e B2. De quebra, ele ainda é rico em ferro, magnésio e cálcio, que fortalecem o sistema anti-inflamatório e imunológico do bebê.

Mesmo com o gosto forte, ele é extremamente benéfico e o chá de gengibre é fácil de fazer e pode ser tomado pela lactante durante o dia. Para isso, é só cortar 1 gengibre em pedaços, adicioná-lo em uma caneca com pelo menos 1 litro de água e deixar ferver. Se quiser, pode adicionar a casca do gengibre, coar e, em seguida, guardar os restos para um novo preparo.

Quinoa

Essa semente é rica em aminoácidos que auxiliam no desenvolvimento do bebê. Além disso, ela possui triptofano, um aminoácido que libera serotonina, garantindo mais conforto para mãe e bebê. Vitaminas do complexo B e a vitamina E também compõem a quinoa, que pode ser acrescentada em sucos ou iogurtes.

Chia

A chia também é uma semente que pode ser ingerida pelo bebê e que auxilia na lactação. Ela é fonte de fibras, minerais como cálcio, magnésio, potássio e zinco, além de proteínas.

O ideal é hidratar a chia antes de consumir, pois isso ajuda a aproveitar melhor os nutrientes e a evitar que as sementes se expandam dentro do estômago. Você pode misturá-la com frutas ou em receitas como vitamina com bebida de aveia e farinha de chia, pão de queijo com chia ou em um salmão com crosta de chia.

Iogurte

O iogurte natural é feito a partir do leite da vaca com adição de probióticos, microorganismos vivos que auxiliam na saúde e colaboram com a produção de lactose para mulheres que estão amamentando.

O iogurte natural também apresenta vitaminas do complexo B e é uma fonte de cálcio e proteínas que atuam na saúde intestinal. Ele é ótimo para beber no café da manhã para já acordar pronta para o dia.

Sucos naturais

Duas canecas de suco de melancia fresco decoradas com folhas de hortelã

Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pera e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação. Inclusive, as mães também podem beber sucos cítricos, feitos de laranja, por exemplo.

O segredo aqui é não abusar e observar se não há reação negativa do bebê. Sucos de verduras ou legumes também são bem-vindos, e os mais saborosos são feitos de cenoura, beterraba ou inhame.

Suplementos e ervas que podem ajudar

Você sabia que existem suplementos e ervas que podem ajudar o corpo a produzir maior quantidade de leite? Confira abaixo algumas opções:

Feno-grego

Graças aos fitoestrogênios presentes no feno-grego, a erva é muito indicada para estimular a produção de leite nas glândulas mamárias. A bebida pode ser consumida em forma de chá, semente ou cápsula.

Levedura de cerveja

Rica em vitaminas do complexo B, proteínas e minerais, a levedura de cerveja é também uma ótima opção para as mulheres que desejam aumentar a sua produção de leite. Para inserir na alimentação, o suplemento pode ser adicionado uma a duas colheres ao dia em sucos, smoothies ou em outras receitas, como polvilho e sopas.

Chá de erva-doce

Xícara de chá de erva-doce ao lado de sementes de erva-doce

O chá de erva-doce possui propriedades galactagogas – assim como o chá de capim-cidreira – que ajuda a aumentar a produção de leite. Além disso, a bebida tem ação anti-inflamatória, que contribui para o alívio de gases, cólica e azia, sendo muito benéfica para a mãe e o bebê.
Para prepará-la, acrescente uma colher de chá de sementes de erva-doce em uma xícara de água quente. Depois, deixe-a em infusão por 10 a 15 minutos. O chá pode ser consumido de duas a três vezes por dia.

Por fim, além de se alimentar bem e manter outros hábitos saudáveis, uma dica importante é não descartar a consulta com o nutricionista e nem deixar de ir ao pediatra para acompanhar o desenvolvimento do bebê. Dormir bem também é fundamental, uma vez que, durante o sono, a mulher produz prolactina, um hormônio que atua nas glândulas mamárias.

Agora que você já tem essas informações sobre como aumentar a produção de leite materno, não deixe de colocar em prática para garantir que o seu bebê ficará bem-alimentado. E, se puder, compartilhe com outras mulheres que estão nessa fase também.

Até a próxima!