Em quanto tempo a musculação começa a dar resultados? Descubra!
Queimar calorias, ver os músculos crescerem, aumentar a intensidade dos exercícios… Quando falamos em saúde, a paciência é mais do que virtude, é uma das chaves para o sucesso, pois, com o tempo, cada esforço é recompensado. Por isso, antes de começar a malhar, pular, correr, nadar e saltar, é preciso entender como funciona o nosso organismo durante as atividades, como reage o corpo aos desgastes físicos e o tempo que cada pessoa demora para apresentar os primeiros resultados expressivos. Entenda mais!
Segundo personal trainer, Marcelo Santana, todo resultado físico depende de três fatores: dedicação, assiduidade, e do quanto você tem vontade de obter resultados. “Se você praticar atividade física uma vez, você terá resultados de uma vez, se vier duas vezes, terá resultado de duas vezes e assim por diante. O ideal é praticar as atividades de 4 a 5 vezes por semana para ter resultados mais rápidos e satisfatórios. Além disso, se você une atividades combinadas, por exemplo, musculação e aeróbico, os resultados são ainda melhores. Por isso, o seu resultado vai depender da sua vontade, sua dedicação e da assiduidade na prática”, explica o profissional.
Quando passamos a notar os resultados da musculação?
Embora a ansiedade muitas vezes iniba os primeiros resultados, Marcelo Santana ressalta que em pouco tempo é possível perceber mudanças significativas no nosso organismo:
“Levando em consideração pelo lado da saúde, uma pessoa que precisa melhorar um desequilíbrio, como problemas com respiração e alergias respiratórias, por exemplo, o resultado é notado rapidamente. Pessoas que precisam perder peso e se adaptam a uma reeducação alimentar, após 10 ou 15 dias, já é possível ver um ponto positivo, como a diminuição do inchaço”, analisa o profissional.
Questão estética – Quando malhamos e queremos logo ver o resultado, eles aparecem de médio a longo prazo. “A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos. Vale lembrar que tudo depende da qualidade de vida proporcionada junto à atividade física, já que a alimentação saudável corresponde a 70% dos resultados da prática esportiva”, enfatiza.
Atividades físicas mais recomendadas
Segundo o personal trainer, as atividades aeróbicas (caminhada, corrida, dança, natação, ciclismo, por exemplo) são as que mais se destacam na agilidade dos resultados e aliá-la a um treino de musculação pode ser fundamental para melhorar os efeitos:
“A musculação é o carro-chefe. Na musculação você é o artista e a arte, ao mesmo tempo. Você pode lapidar seu corpo, transformar, corrigir a postura, melhorar a estética e proporcionar uma melhor estrutura muscular, trocando a gordura pela massa magra. Atualmente, emagrecer está muito ligado ao conceito errado, acham que é o peso da balança, mas o emagrecimento saudável é o baixo percentual de gordura corporal”, analisa o personal, ressaltando:
“Vale a pena lembrar que resultados rápidos muitas vezes exigem estratégias radicais e essas estratégias não são sustentáveis. O ideal é uma reeducação sem muita cobrança. Cobrar algo racional e que você respeite o tempo necessário para obter o resultado desejado”, finaliza Marcelo Santana.