Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Espreguiçar faz bem! Descubra 5 benefícios desse hábito para a nossa saúde
Movimente-se 19/10/2016

Espreguiçar faz bem! Descubra 5 benefícios desse hábito para a nossa saúde

Ummm… Xô, preguiça! Tão natural quanto acordar, o hábito de se espreguiçar após uma boa noite de sono parece até uma resposta do nosso corpo querendo despertar para o dia. Ou seja, quando esticamos todos os nossos músculos, começa também um processo no organismo que gera uma série de benefícios que aumentam o ânimo e a disposição. Descubra essas razões e quais são as principais vantagens de espreguiçarmos para a nossa saúde!

Segundo o dicionário, espreguiçar é: “tirar a preguiça, despertar; estirar os membros de modo preguiçoso…”. Ou seja, é uma ação de alongar-se de forma espontânea e relaxante, podendo acontecer quando acordamos ou, até mesmo, no passar do dia, após um bom tempo parado na mesma posição. Segundo o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos o ato de se espreguiçar traz bons benefícios à saúde do nosso corpo, mas, também necessita de alguns cuidados:

“Dentre as vantagens podemos destacar o alongamento de músculos, tendões e demais estruturas articulares estimulando a oxigenação e melhoria da irrigação sanguínea. Além disso, promove uma leveza do corpo, diminuindo as tensões musculares. O espreguiçamento deve ser executado de modo progressivo e lento, afim de se evitar espasmos musculares ou câimbras“, explica o profissional ressaltando que o ato pode ser realizado em qualquer período, ajudando a alivar as tensões do dia a dia:

“Ao acordar e durante o dia, principalmente em períodos que a pessoa permanecer muitas horas sentado, deve-se realizar de um modo rotineiro, que certamente vai propiciar momentos de descontração e alivio de dores musculares por vícios posturais”, destaca o ortopedista.

Por que espreguiçar faz bem para o corpo?

1 – Proporciona disposição: Espreguiçar é mais do que tirar a preguiça, é avisar ao nosso cérebro que está na hora de despertar. O ato ativa as funções dos nossos órgãos e proporcionar disposição e bom humor para o dia que vem pela frente.

2 – Alívio das dores de cabeça: As tensões musculares presentes no nosso cotiadiano pode causar enxaquecas, também chamada de cefaleia tensional. Quando nos espreguiçamos, provocamos o relaxamento dos músculos e o cérebro recebe essa “mensagem”, aliviando as dores.

3 – Previne a fibromialgia: A doença crônica que causa fadiga, cansaço, muitas dores no corpo e outros incômodos, pode ser evitada com o simples hábito de se espreguiçar, já que a prática ajuda no alongamento dos músculos, aliviando as tensões musculares e lubrificando as articulações.

4 – Sensação de bem-estar: Quando nos espreguiçamos, liberamos boas doses de endorfina e serotonina, os hormônios neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar, além de proporcionar disposição ao corpo e ativar a memória.

5 – Preserva a flexibilidade: É normal que, com o passar do tempo, nossos músculos se tornem menos flexíveis, principalmente se não praticamos atividades físicas regularmente. Se espreguiçar ajuda a ativar essa flexibilidade e manter os músculos mais saudáveis.