Jamelão: descubra os benefícios dessa fruta na rotina alimentar
Você já viu um pé de jamelão por aí? Essa frutinha roxinha, parente da jabuticaba, é bem comum em quintais de casas, principalmente em cidades menores. Mas sabia que ela não é daqui do Brasil? Originária da Ásia, o jamelão se adaptou tão bem ao nosso clima que hoje faz parte da nossa paisagem.
Além de ser uma fruta deliciosa, o jamelão é uma fruta com muitos benefícios à saúde. Rico em antioxidantes, ele ajuda a combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce. Quer conhecer um pouco mais sobre esses e outros benefícios? Então vamos lá!
O que é a fruta jamelão?
O jamelão, também conhecido como jambolão, azeitona-preta, ou ameixa-da-Índia, é uma fruta originária do subcontinente indiano, de nome científico Syzygium cumini, pertencente à família Myrtaceae.
Muito popular em diversas partes do mundo, principalmente em regiões tropicais, a árvore do jamelão é alta (pode chegar a 12 metros de altura) e bem adaptada no Brasil, sendo consumida por muitos brasileiros. Por conta das suas propriedades medicinais, a fruta pode ser utilizada para combater inflamações, alergias, gota, gases, diarreia, cólicas, bem como prevenir diabetes e hipertensão.
Características da fruta
O jamelão possui folhas bem verdes, lisas e brilhantes; flores brancas ou de cor creme; frutos alongados, polpa suculenta e adstringente. O seu sabor varia do doce a levemente ácido e se assemelha um pouco com o da ameixa. Ela é da mesma família da jabuticaba, pitanga e gariroba.
Como consumir o jamelão?
A fruta é bastante versátil e pode ser consumida de diferentes maneiras, como:
- In natura (quando esta estiver madura).
- Sucos.
- Geleias.
- Compotas.
- Vinhos.
- Licores.
- Chás.
- Extratos — com finalidades medicinais.
Quais são os benefícios do jamelão?
Conheça, a seguir, os benefícios que o jamelão traz para a saúde:
Propriedades que podem auxiliar no combate ao câncer
Embora alimentos ricos em antioxidantes possam auxiliar de forma a evitar o câncer de maneira geral, o jamelão é especialmente indicado para tratar a leucemia, segundo estudos de cientistas da Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas.
Tudo isso graças ao seu pigmento roxo, que faz com que muitas pessoas evitem comê-la para não ficarem com as mãos sujas. Pois é, é justamente essa parte uma das mais benéficas do jamelão.
Auxilia na prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares
O jamelão pode ajudar a reduzir o índice glicêmico e a pressão arterial, o que faz com que seja indicado tanto para diabéticos quanto para hipertensos.
Rico em fibras
O jamelão também é um alimento com alto teor de fibras, o que significa que permite que o intestino fique regulado e funcione melhor. Ou seja, ele pode ajudar a evitar problemas como a diarreia e a prisão de ventre. Além disso, alivia dores abdominais e ainda acaba com aquela sensação de inchaço, que é muito desconfortável.
Propriedades anti-inflamatórias
O chá de jamelão possui propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias, o que é especialmente benéfico para pessoas que sofrem com alergias.
É rico em vitaminas e minerais
Já se sabe que a combinação de vitaminas e minerais ajuda o corpo a se manter mais forte e livre de doenças de modo geral. Nesse sentido, o jamelão é um grande aliado, por ser rico em vitamina C, um poderoso antioxidante — e vitamina encontrada em muitas frutas cítricas.
Isso significa que ele auxilia no combate ao excesso de radicais livres, que causam a oxidação das células e, consequentemente, podem colaborar para o desenvolvimento do câncer. Além disso, é bom lembrar que essa vitamina também ajuda a acelerar o metabolismo, e, portanto, é uma ótima aliada para quem pratica exercícios.
O jamelão também é fonte de potássio, cálcio, fósforo e magnésio. Cada um deles possui um benefício diferente, o que torna essa fruta ainda mais benéfica, quando inserida na rotina. O potássio, por exemplo, atua ao lado da vitamina C, auxiliando o desempenho atlético. Isso porque age na contração muscular e em terminações nervosas.
Já o cálcio é excelente para os ossos e dentes, tornando-os mais fortes e evitando problemas como a osteoporose. O fósforo trabalha com o cálcio ao dar mais rigidez a essas partes do corpo, mas também contribui para a produção de energia. Por fim, o magnésio é excelente para quem possui problemas cardiovasculares, pois atua na sua prevenção. Ele também ajuda a prevenir pedras nos rins ou na vesícula.
Como você pode perceber, o jamelão é uma fruta muito nutritiva, que ajuda a prevenir doenças, a controlar a glicemia e, principalmente, a manter a sua saúde em dia. Além disso, o alimento é suculento, versátil e pode ser consumido de diferentes formas, desde in natura a geleia e chás, o que é perfeito para variar no cardápio e deixar a sua dieta ainda mais saborosa e saudável.
Até a próxima!