Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Benefícios da pitaya: nutriente exótico rico em saúde
Taeq Indica 10/09/2024

Benefícios da pitaya: nutriente exótico rico em saúde

Você sabe como comer pitaya? Por ser uma fruta exótica e ainda pouco conhecida por muita gente, ela gera algumas dúvidas sobre qual é a melhor forma de consumi-la e incluí-la no cardápio diário. No entanto, os benefícios da pitaya são muitos. Descubra com esse artigo não só como acrescentar a “fruta do dragão” no seu dia a dia, mas como fazer receitas com ela.

Vamos lá?

Quais são os tipos de pitaya?

Originada da América Central e América do Sul, a pitaya pertence à família Cactaceae. Também conhecida como “Fruta do Dragão”, até pela forma da sua casca — e por ser um fruto rústico e atrativo—, ela possui algumas variações em sua aparência, podendo aparecer com a casca vermelha e polpa branca, casca e polpa vermelha e casca amarela com espinhos e polpa branca.

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o sabor adocicado e a textura característica da pitaya são semelhantes em todos os tipos da fruta. Na verdade, a diferença entre eles está na coloração da casca e da polpa.

A pitaya branca (Hylocereus undatus), por exemplo, é o tipo mais comum e recorrente da fruta no Brasil. Ela é cultivada principalmente no Nordeste e no Sul — nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina — e possui a casca rosada e o interior branco.

Já a pitaya vermelha (Hylocereus polyrhizus) possui uma coloração só: ela é rosada por dentro e por fora. Por fim, a pitaya amarela (Hylocereus megalanthus), muito comum na Colômbia, é mais parecida com a pitaya branca (mesma coloração da polpa), mas possui a casca amarelada.

Variedade de pitayas rosa em mercado

Quais são os benefícios da pitaya?

Conheça alguns dos benefícios da pitaya para a saúde:

1. Ajuda no processo digestivo

Por ser rica em fibras alimentares, o consumo da pitaya favorece o trânsito intestinal, proporciona saciedade e diminui a propensão da constipação. As fibras ainda são responsáveis por prevenir as doenças cardiovasculares e deixar o nosso coração saudável.

2. Favorece o emagrecimento saudável

Além de ser extremamente saborosa, a pitaya possui um baixo teor calórico, podendo ser consumida na rotina por pessoas que estejam com algum tipo de restrição.

3. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico

Fonte de vitamina C, o consumo da pitaya ajuda a deixar o organismo mais saudável, livre de gripes e resfriados. Além disso, impulsiona o sistema de defesa do nosso corpo, impedindo as ações dos radicais livres e diminuindo os riscos de doenças como câncer, por exemplo.

Close-up da polpa de uma pitaya

4. Pode ajudar na prevenção do diabetes

As fibras alimentares encontradas na composição da fruta ajudam no controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, reduzindo os riscos de diabetes. Outro destaque é que, após o consumo de alimentos de alto índice glicêmico, a pitaya previne os picos de açúcar no sangue.

5. Combate a anemia

Rica em ferro, o consumo regular da pitaya pode ajudar na prevenção da anemia. O mineral é fundamental para o bem-estar do nosso corpo, pois atua na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células.

Como consumir pitaya no dia a dia?

Saudável e muito saborosa, não faltam maneiras de consumir a fruta e acrescentá-la no seu dia a dia. Confira algumas maneiras bem práticas:

1. Smoothie de pitaya

O smoothie é uma deliciosa opção para quem quer misturar o que tem em casa com a pitaya. Ótima pedida no calor, você pode adicionar, além da fruta, bananas e rodelas de abacaxi (congelados, ok?) junto com água de coco. Aí é só bater no liquidificador até obter uma mistura homogênea e aproveitar!

Tigelas de smoothie com frutas e pitaya

2. Geleia de pitaya

Essa receita vai incrementar o seu café da manhã e aquele lanchinho da tarde de modo saudável e saboroso. Para prepará-la, você vai precisar de açúcar demerara, água, pitaya em cubos e suco de limão.

Para fazer, é só bater o suco do limão e a pitaya no liquidificador e levar ao fogo com a água e o açúcar. Mexa bem até atingir o ponto de geleia. Pronto! Fácil, né? A validade dessa delícia é de 30 dias, caso seja conservada na geladeira.

3. Mousse de pitaya

Quer uma sobremesa diferente e saudável depois do jantar? Tente uma mousse de pitaya, que é deliciosa e facílima de fazer.

Bata no liquidificador uma pitaya em cubos, leite condensado, creme de leite e gelatina incolor sem sabor. Depois, despeje em um refratário e leve à geladeira por entre 6 e 8 horas. Se quiser uma receita ainda mais saudável, use um leite condensado de soja no lugar do tradicional, que tal?

Mulher comendo pitaya fresca

4. Creme de pitaya

Se tem uma receita fácil com essa fruta, é o creme de pitaya! Delicioso, ele só leva três ingredientes: além da pitaya, o limão e iogurte grego. Bata no liquidificador a pitaya e o iogurte e adicione o sumo do limão. Leve ao freezer e sirva bem gelado.

5. Pitaya in natura

Da mesma forma que o kiwi ou o pêssego, por exemplo, o gosto da pitaya é ainda melhor quando ela está madura. Por isso, uma boa dica é pressionar a casca da fruta e verificar se ela está macia demais (ou seja, excessivamente madura) ou muito dura (imatura). Se a casca ceder um pouco, mas ainda assim se manter firme, significa que a fruta está no ponto certo.

Use uma faca afiada para cortá-la ao meio e retirar o interior da pitaya com uma colher. Basta passar a colher pelas bordas da casca e remover, debaixo para cima, a sua polpa, de modo que você consiga desprendê-la. Depois disso, é só cortá-la em pedaços menores e comer a fruta diretamente na boca. Você também pode segurar a pitaya pela casca e comer a fruta aos pouquinhos, sem desprender sua polpa do fundo.

6. Saladas de frutas e folhas

Para incluir a pitaya no seu dia a dia de uma vez por todas, uma boa dica é acrescentá-la em saladas de frutas e folhas mais incrementadas. Ela harmoniza muito bem com diferentes frutas, especialmente as cítricas – como morango, kiwi, uva, abacaxi e blueberries – e combina com saladas de folhas. Só não se esqueça de higienizar muito bem os alimentos antes de consumi-los.

7. kebab de frutas

Outra maneira diferente de comer a fruta é fazer uma espécie de “kebab” com a fruta. Experimente, por exemplo, usar manga, kiwi e abacaxi. Basta tirar a casca da pitaya, do kiwi, do abacaxi e da manga, cortar cada polpa em cubos, colocar as frutas em um espeto de churrasco e aquecer os kebabs em uma grelha. Quando elas estiverem levemente douradas, está na hora de tirar da chapa.

Suco de pitaya e outras frutas variadas

8. Drinks e sucos com pitaya

Fazer sucos e drinks não alcoólicos com pitaya pode ser mais uma maneira de passar a consumir a fruta com frequência. Para isso, basta usar a criatividade, misturando-a com com outras frutas tropicais e, se quiser acrescentar ainda mais nutrientes, com um pouco de água de coco. A pitaya é uma fruta rica em vitamina C, antioxidantes e fibras que favorecem o emagrecimento saudável e que fortalecem o sistema imunológico.

Fruta exótica, gostosa e muito atraente, os benefícios da pitaya (ou pitaia) são gigantescos para a saúde. Com sua cor forte e sabor adocicado, o alimento é uma fonte inesgotável de nutrientes para o nosso organismo, ajudando a torná-lo mais saudável e nutrido. Insira-a, então, na sua alimentação diária com as nossas dicas!

Até a próxima!