Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 12/11/2019

Qual banana tem mais potássio? Conheça os tipos altamente ricos no mineral

A banana tem tudo. Vitaminas (A, B e C), açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose), minerais (manganês, zinco e fluoreto por exemplo), fibras dietéticas, carboidratos… Na verdade, deve ser muito mais fácil listar o que ela não tem! Mas uma coisa é certa: ela é extremamente rica em potássio. E a banana-da-terra é a mais rica de todas! Essa é definitivamente a principal aliada contra as malditas cãibras fora de hora. Quer saber quais outras também apresentam grandes quantidades do mineral? Então dá uma olhada na nossa lista:

1º lugar: Banana-da-terra

Acredite se quiser, mas a banana-da-terra possui 499 mg de potássio! Também conhecida como banana-comprida, pacova ou chifre de boi, ela apresenta maior concentração de vitaminas A e C, além de ser utilizada em diversas receitas ao redor do mundo. Sem falar que é possível utilizar até mesmo a sua casca como um ingrediente na hora de preparar as receitas. Desperdício zero!

2º lugar: Banana nanica

Tem aproximadamente 376 mg de potássio. E, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, ela foi nomeada como “nanica” por ser encontrada nos menores pés de bananeira. A fruta apresenta bastante fibra, cálcio e vitaminas do complexo B.

3º lugar: Banana-prata e banana-maçã

Ambas apresentam 358 mg de potássio. A prata é a mais consumida entre os brasileiros – utilizada em receitas de bolos, vitaminas ou até mesmo amassada na comida. Ela costuma ter também uma durabilidade maior do que as outras bananas, além de apresentar diversos benefícios para o regulamento do intestino. Já a maçã é a mais facilmente digerida. Ela possui o menor valor energético quando comparada com as outras, mas, ao mesmo tempo possui alta concentração de vitamina C.

4º lugar: Banana ouro

Pra fechar com chave de ouro (literalmente): essa é a banana com menos miligramas de potássio – cerca de 355 mg. É a menor de todos os tipos nacionais! Suas características mais marcantes são a polpa doce e perfumada e a coloração amarelo-escuro da casca. A ouro tem baixíssimo níveis de gordura, mas em compensação é extremamente calórica.