Semente de girassol: para que serve, benefícios e como consumir
Incluir sementes e oleaginosas em saladas, massas, omeletes e outras receitas no dia a dia é uma ótima dica para incrementar o cardápio. A semente de girassol, por exemplo, tem muitas fibras, vitaminas e minerais que deixam a dieta mais nutritiva.
Além disso, pode agregar mais sabor aos diferentes pratos. Para que você se anime a variar mais na cozinha, buscando alternativas naturais, nós preparamos uma matéria falando sobre os benefícios da semente de girassol. Confira abaixo!
Para que serve a semente de girassol?
Extraída da flor de girassol (planta originária da América do Sul), essa semente é extremamente nutritiva e é usada, geralmente, para incrementar receitas, como:
- saladas;
- molhos;
- patês caseiros;
- massas;
- risotos;
- pães;
- bolos;
- cookies;
- diferentes aperitivos.
Assim como muitas sementes, a de girassol é fonte de ácidos graxos essenciais, vitaminas, minerais e outros nutrientes indispensáveis para o funcionamento do organismo.
Quais são os benefícios da semente de girassol para saúde?
Graças ao seu potencial nutritivo, a semente de girassol faz muito bem à saúde. A seguir, conheça 11 benefícios desse alimento que faz a diferença quando implementado na rotina.
1. Semente de girassol faz bem para a saúde do coração
Por ter um alto teor de gorduras benéficas (como ômega 6 e 9), vitamina E, fibras e minerais importantes, a semente de girassol é considerada uma grande aliada para a saúde do coração. Além de ajudar no controle do colesterol, essa semente é rica em antioxidantes que protegem as células do coração contra o envelhecimento precoce.
2. Aumenta a saciedade e ajuda na perda de peso
Outro ponto positivo da semente de girassol é que ela garante saciedade, pois tem alto teor de fibras e proteínas, o que auxilia na perda de peso e também no controle dos níveis de glicose no sangue. Por isso, inclusive, é indicada para a alimentação de diabéticos.
Uma boa dica é usar essa semente no preparo de saladas coloridas, pastinhas, molhos e até farofas. Fica uma delícia e é bem nutritivo!
3. Contribui para a desintoxicação do organismo
Quando se trata de manter o fígado em bom funcionamento e o organismo devidamente desintoxicado, a semente de girassol pode ser muito útil.
Isso porque ela é fonte de substâncias antioxidantes (como a vitamina E) e, junto com outros ingredientes naturais, como alface, couve e pepino (presentes em uma salada verde, por exemplo), apresenta forte ação detox.
4. Faz bem para a pele, cabelos e unhas
Pelo alto teor da vitamina E, que é antioxidante, a semente de girassol faz bem para a saúde da pele, dos cabelos e unhas, uma vez que ela combate os radicais livres e retarda processos relacionados à degeneração da pele.
5. Ajuda no fortalecimento dos ossos e dos músculos
Por ter uma boa concentração de magnésio, selênio, fósforo, cálcio e proteínas, a semente de girassol ajuda muito no fortalecimento dos ossos e músculos, sendo indicada para quem pratica muito exercício físico, pois também ajuda a fornecer energia para o corpo.
6. Tem ação anti-inflamatória e ajuda a amenizar dores
Para tratar focos de inflamação e amenizar possíveis dores, a semente de girassol também pode ser útil. Isso porque ela é fonte de vitamina E e outras substâncias antioxidantes que ajudam a diminuir o inchaço, a tratar focos de inflamação e melhorar possíveis dores musculares. Interessante, né?
7. Pode tratar estresse e ansiedade
Por ser fonte de magnésio e triptofano (aminoácido precursor da serotonina, o “hormônio da felicidade”), a semente de girassol ajuda a garantir bom humor, auxiliando no tratamento de problemas como estresse, ansiedade e insônia.
8. Ajuda a aliviar a enxaqueca
O magnésio e o triptofano presentes na semente também são ótimos para tratar enxaquecas e deixar a mente mais tranquila. Olha quantos benefícios essa semente pode trazer se for incorporada no seu dia a dia!
9. Contribui para o aumento da massa muscular
Fonte de proteína – duas colheres de sopa possuem 5 g do nutriente –, a semente é ideal para quem deseja aumentar a massa muscular.
10. Retarda o envelhecimento precoce
Com alto poder antioxidante e rica em vitamina E, a semente de girassol previne as rugas e a flacidez, combatendo, desse modo, o envelhecimento precoce das células.
11. Retarda doenças cardiovasculares e pulmonares
Os benefícios atrelados à semente de girassol podem retardar o surgimento de doenças cardiovasculares, pulmonares e outras relacionadas à degeneração do corpo.
Quais são as informações nutricionais da semente de girassol?
De acordo com o Fast Screen, 100 g por porção de semente de girassol seca e sem casca são compostas por 73% de gordura, 12% de carboidratos e 15% de proteína, sendo:
Energia: 2385 kj
Calorias: 570 kcal
Gordura: 49,57 g
Gordura saturada: 5,195 g
Gordura monoinsaturada: 9,462 g
Gordura polinsaturada: 32,735 g
Carboidratos: 18,76 g
Proteína: 22,78 g
Açúcar: 2,62 g
Colesterol: 0 mg
Fibras: 10,5 g
Sódio: 3 mg
Potássio: 689 mg
Como devo consumir a semente de girassol?
A semente de girassol pode ser consumida de diferentes formas. Desde a semente crua, em vitaminas, sucos, cereais, smoothies e iogurtes; misturados a saladas, no pão com a pasta de semente de girassol, em bolos, biscoitos, enfim, o que não faltam são opções!
Com criatividade, é possível fazer deliciosas receitas com a semente de girassol, seja com ela crua ou cozida. E para você aproveitar todos os benefícios do alimento, o recomendado é buscar orientação de um profissional para que as suas necessidades nutricionais específicas sejam atendidas. Assim, além de se deliciar com as comidas saborosas à base de semente de girassol, você vai estar se nutrindo e deixando a saúde cada vez mais forte!