Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 maneiras de buscar o autoconhecimento: psicóloga dá suas dicas sobre o tema
Movimente-se 13/04/2016

5 maneiras de buscar o autoconhecimento: psicóloga dá suas dicas sobre o tema

Cada pessoa é única e por isso é importante se conhecer, sabendo quais são os seus pontos fortes e fracos. Esse entendimento de si mesmo ajuda na autoestima e deixa qualquer um mais seguro para encarar a vida. Segundo a psicóloga Mariana Massari, a palavra autoconhecimento é usada quando cada indivíduo começa a perceber sua identidade e seu valor pessoal. Isso começa de uma forma boba lá no início da vida, quando o bebê se reconhece no espelho, e depois não tem fim – vira uma busca eterna.

“Nós nos conhecemos a cada desafio, a cada etapa vencida e passada. Mas existem algumas maneiras de se buscar o autoconhecimento de forma guiada”, diz a psicóloga Mariana Massari, que vai revelar aqui as suas dicas para chegar até lá.

Confira o que você pode fazer para começar sua busca por autoconhecimento:

– Fazer Psicoterapia: “A primeira forma de buscar autoconhecimento eu diria que é a Psicoterapia. Um acompanhamento guiado por um profissional de psicologia, onde são usadas técnicas de diálogo para verificação de como esse indivíduo se vê inserido no mundo. Lá a pessoa recebe orientação e pode ser induzido à autorreflexão. É uma possibilidade de analisar pensamentos, sentimentos e comportamentos recorrentes e suas consequências”.

– Ler: “A leitura é uma outra alternativa de busca por orientação no autoconhecimento. Existem vários livros disponíveis com questionamentos sobre as nossas atitudes e limitações. É uma forma de tomar consciência do processo e dar os primeiros passos através de um investimento financeiro mínimo”.

– Perceber-se: “Prestar atenção nas suas necessidades, aprender a dizer não, conhecer suas limitações, ouvir seus desejos e avaliá-los sabendo ter controle sobre eles. São medidas a serem tomadas diariamente, aceitando que tudo que se pode fazer, é tudo que se pode fazer. Aprender a identificar sinais no nosso corpo de cansaço, de fome, de necessidade de exercício, de correção de postura, que passam batido pela nossa percepção.”.

– Faça listas: “Liste a sua percepção de si mesmo, com suas limitações e defeitos, mas também com as qualidades. Conteste todos os pontos com situações que neguem ou não aquela determinada coisa. Existem alguns aplicativos que orientam essa busca, como o Bliss, onde você tem a oportunidade de listar coisas pelas quais você é grato, que fizeram seu dia melhor. “.

– Seja aberto: “Dedique-se a descobrir novos passatempos e evite decidir que não gosta de tomate, por exemplo. Antes disso coma todas as possibilidades de preparo desse alimento. Deixe-se surpreender”.