5 tipos de manjericão e como utilizá-los nas suas receitas
Você sabia que existem diferentes tipos de manjericão? Esse tempero é um dos mais usados na culinária brasileira – no preparo de molhos, massas, carnes, sopas e por aí vai. Só que o que muita gente não sabe é que existem diferentes categorias de manjericão que podem ser usadas de maneiras distintas. Quer conhecer algumas? É só continuar lendo!
Manjericão alfavaca
Muito consumido no Brasil, o manjericão alfavaca talvez seja o tipo mais comum e mais usado na culinária nacional. As suas folhas têm um formato oval e um sabor de média intensidade – ou seja, é ótimo para preparar molhos (pesto, a bolonhesa, ao sugo e por aí vai), além de temperar massas e outros pratos.
Essa planta tem galhos bem ramificados e flores brancas, fora que é bem fácil de cultivar em casa. Mas a melhor parte é que suas folhas também rendem chás benéficos, pois têm propriedades anti-inflamatórias e são ricas em vitaminas (A e C). Além de preparar chás com esse manjericão, você pode fazer gargarejos (para tratar inflamações na garganta, por exemplo) e até mesmo compressas. Uma boa dica é ter uma muda em casa dessa planta para usar sempre que for necessário.
Manjericão italiano
Outro tipo de manjericão bastante conhecido é o italiano. No entanto, ele tem um sabor bem mais forte e doce que o anterior e, por isso, é usado de forma mais moderada nos pratos. Ele é o tipo mais conhecido e usado no mundo todo, sendo ótimo para temperar receitas quentes – sopas, molhos, massas e também saladas. Quando cru, esse tipo de manjericão tem um sabor mais intenso e que se assemelha ao cravo (justamente por isso, é usado em receitas quentes – pois o cozimento ameniza o sabor) Além disso, esse manjericão possui folhas mais grossas e curvadas.
Manjericão roxo
O manjericão roxo é conhecido por ser uma linha mais suave da planta – tem um sabor mais ameno e, por isso, não é tão usado para temperar pratos quentes. No entanto, ele é ótimo para decorar outras receitas (como saladas) e também pode ser usado no preparo de chás. Além disso, essa planta possui uma coloração roxa-escura que fica linda no jardim – fica a dica de ter uma muda dessas na hortinha de casa. Outro ponto positivo é que ele possui propriedades digestivas, antioxidantes e também atua como diurético. Por isso, esse chá é tão benéfico!
Manjericão miúdo (ou francês)
Com folhas bem pequenas e pontudas, o manjericão miúdo (ou francês) também costuma ser usado no preparo de vários pratos, como molhos, pastas e também saladas. Além disso, para quem quer ter um pé de manjericão em casa – mas não tem muito espaço – esse talvez seja a melhor opção, pois é de pequeno porte e pode ser facilmente cultivado em vasos pequenos. Muitas pessoas também conhecem essa planta como manjericão cravo, por conta de seu sabor característico.
Manjericão tailandês
Outro manjericão que merece destaque é o tailandês, que é muito usado na culinária asiática. Ele é bem parecido com o manjericão alfavaca (comum), mas tem folhas um pouco maiores e mais pontudas. Além disso, ele tem um aroma mais cítrico e refrescante, que se aproxima do limão – justamente por isso, consegue dar um toque de sabor único às receitas! Uma boa dica é usar esse manjericão em pratos quentes, como sopas, carnes e molhos (em especial o pesto). Durante o preparo, basta jogar algumas folhinhas desse manjericão que já fica uma delícia!