Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Creme de ricota: é saudável? Conheça os benefícios desse alimento
Guia Culinário 08/03/2023

Creme de ricota: é saudável? Conheça os benefícios desse alimento

O creme de ricota vem ganhando cada vez mais espaço no cardápio fitness – e a fama não é à toa! Esse tipo de alimento pode ser uma ótima fonte de proteína e cálcio, que são excelentes para a saúde dos ossos e para a manutenção da massa muscular. Ou seja, o creme de ricota é saudável e nutritivo! Mas sabia que, de quebra, ele ainda é bastante versátil? Na prática, é possível incluí-lo no preparo de pratos, no recheio de tortas ou mesmo para dar um toque extra de sabor em saladas. Continue lendo para saber mais sobre os benefícios do creme de ricota e veja também algumas dicas de como aproveitá-lo ao máximo!

Por que o creme de ricota é saudável?

Podemos dizer que o creme de ricota é considerado um alimento saudável por oferecer uma quantidade significativa de proteínas, ser fonte de cálcio e ter um baixo teor de gordura. Graças a essas características, ele se torna uma opção funcional no cardápio de quem está numa dieta de emagrecimento ou mesmo em processo de ganho de massa muscular. Além disso, o baixo teor de gorduras faz dele uma boa alternativa para pessoas com colesterol alto, por exemplo. Por fim, vale destacar que o creme de ricota tem menos calorias se comparado com outros cremes e queijos.

Quais são os benefícios do creme de ricota?

A essa altura você já sabe que o creme de ricota é cheio de vantagens. Mas como elas se aplicam na prática? Confira cada um dos benefícios do alimento:

Baixo teor de gordura: graças a essa característica, o creme de ricota pode ser consumido mesmo em dietas mais restritas, inclusive aquelas para controle de colesterol ou triglicérides. Além disso, comparativamente, o creme de ricota oferece menos gordura do que o creme de leite, podendo substituí-lo em determinadas receitas, como o tiramisú, por exemplo.

Rico em proteínas: o creme de ricota oferece uma quantidade significativa de proteína por porção, e isso é interessante tanto para quem está no projeto fitness para ganho de massa (afinal, músculos precisam de proteína para crescer), quanto para quem busca emagrecer (pois a proteína aumenta a sensação de saciedade).

Fonte de cálcio: a saúde dos ossos e dentes pode ser beneficiada pelo consumo do creme de ricota uma vez que ele é rico em cálcio. Vale lembrar que o cálcio também pode ajudar no controle da pressão arterial e na redução de riscos de doenças do coração.

Versatilidade no consumo: a textura e sabor suaves do creme de ricota ajudam a inserí-lo com facilidade no preparo tanto de doces como de salgados. Isso porque ele pode ser um bom substituto do creme de leite em molhos e sopas, ou da manteiga e margarina na cobertura para pães, sem contar com a possibilidade de usá-lo em recheios para tortas, empadões e quiches.

O Creme de Queijo Ricota Tradicional Taeq, por exemplo, é uma ótima opção para diferentes preparos. Isso porque, além de oferecer sabor mesmo se consumido puro em diferentes preparos, ele pode ficar ainda mais saboroso quando combinado a temperos como pimenta do reino, ervas frescas e até mesmo ingredientes como azeitonas.

4 formas de inserir o creme de ricota na dieta

Por falar em maneiras de aproveitar o creme de ricota na dieta, aqui vão algumas possibilidades de consumo desse alimento em diferentes momentos do dia.

1) Como cobertura para torradas ou biscoitos integrais, seja combinado a temperos salgados ou a acompanhamentos doces, como a Geleia de Frutas Vermelhas Dieta Taeq, para um sabor extra.

2) Em receitas de molho de queijo, molho branco ou molho vermelho para receitas de massas. Para uma refeição saudável, ele pode ser usado junto ao Macarrão Integral Spaghetti Taeq, por exemplo. Aproveite que o creme de ricota combina muito bem, inclusive, com vegetais, como abobrinha e cogumelos.

3) Como recheio para tortas salgadas, substituindo outros tipos de queijo e podendo ser combinado a recheios que levam espinafre, cebola, tomate e outras possibilidades.

4) Como ingrediente em saladas para garantir mais sabor e cremosidade, substituindo a mozzarella de búfala ou o queijo parmesão.