Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia Nacional do Café: entenda como a cafeína funciona no nosso corpo
Guia Culinário 24/05/2019

Dia Nacional do Café: entenda como a cafeína funciona no nosso corpo

Para os amantes de cafeína, todo 24 de maio tem um quê especial, sabia? Isso porque nele é celebrado o Dia Nacional do Café – aquela bebidinha dos deuses que muita gente não consegue viver sem. Para enaltecer o café e descobrir mais sobre o efeito da cafeína no nosso organismo, nós conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel. Ela explicou pontos importantes e deu dicas para você se deliciar, mas não exagerar no cafezinho. Confira!

Como a cafeína atua no nosso organismo?

Você já parou para pensar em como a cafeína funciona no nosso organismo? De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, essa substância atua, basicamente, despertando a nossa mente: “A cafeína é capaz de inibir a ação da adenosina, uma substância com efeito calmante do cérebro. Com isso, o cérebro fica mais em alerta, aumentando a concentração, a atenção e reduzindo a fadiga mental”, explica.

Mas além de deixar o corpo mais desperto, a cafeína tem outras atuações importantes: “Outro efeito importante da cafeína é sua capacidade de estimular dois neurotransmissores importantes – funcionando, assim, como um leve antidepressivo. A cafeína atua também na dilatação de brônquios, facilitando a respiração durante exercícios e aumentando o rendimento. Também é conhecida como uma substância termogênica, pois estimula as células de gordura (adipócitos) a utilizarem a gordura como fonte de energia”, complementa Cristiane.

Cafeína aumenta a concentração, diminui a fadiga e tem efeito termogênico e antidepressivo

Se você precisa estudar para alguma prova ou focar no trabalho, tomar uma dose de cafeína pode fazer muito bem. Essa substância ajuda a deixar a mente mais alerta, livre do cansaço e ajuda a trazer concentração e foco para realizar a atividade. De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, são muitos os benefícios que a cafeína pode trazer:

“A cafeína é uma substância encontrada em algumas plantas – que, transformadas em alimentos como o chocolate ou em bebidas, como o café e alguns chás, podem oferecer ao organismo diversos benefícios já comprovados por estudos, como: aumento da disposição; melhora da atenção; aumento da capacidade de raciocínio; efeito termogênico (ajuda a perder peso); diurético natural e também atua como antidepressivo natural”, explica a profissional.

Cafeína em excesso traz malefícios?

A resposta para essa pergunta é sim! Tudo em excesso pode fazer mal para o organismo e a cafeína, em especial, pode causar alguns danos. De acordo com a nutricionista, é muito importante tomar cuidado para não exagerar em seu consumo.

“Uma dosagem alta de cafeína ao dia pode ser fatal (em torno de 10.000 mg). Uma xícara de café de 240 ml, por exemplo, possui de 90 a 200 mg de cafeína. O excesso dessa substância pode causar taquicardia, ansiedade, vasoconstrição (aumento da pressão arterial) e arritmias cardíacas. Por isso, ela deve ser consumida com cautela. A suplementação de cápsulas de cafeína, por exemplo, só deve ser feita sob orientação de um nutricionista”, complementa Cristiane.

Conheça outras bebidas que contêm cafeína

Tudo bem que hoje é dia de celebrar e saborear o café. Mas sabia que existem outras bebidas que também são fontes de cafeína? A nutricionista listou algumas que merecem destaque: “Dentre as principais fontes de cafeína estão os chás mate, preto, verde e branco. Assim como chocolates – quanto mais amargo, mais cafeína em sua composição”, comenta.

Por fim, Cristiane também falou sobre a quantidade ideal de cafeína a ser consumida diariamente: “Tomar de uma a 3 xícaras de 100 ml de café ou 1 tabletinho pequeno de chocolate amargo (15 g), ou até mesmo 2 xícaras de chá (250 ml) em média ao dia, para um adulto, pode proporcionar muitos benefícios”, finaliza a profissional.

Produtos relacionados