Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Existem diferentes tipos de salsa? Conheça as variedades dessa hortaliça
Taeq Descomplica 19/08/2021

Existem diferentes tipos de salsa? Conheça as variedades dessa hortaliça

Você sabia que existem diferentes tipos de salsa? Pois é, e não são poucos! A planta medicinal possui 10 ou mais espécies e apresenta variações em tamanho, formato das folhas e gosto. O cheiro verde garante o sabor das refeições e ainda oferece múltiplos benefícios para a saúde, como a prevenção da anemia e um incrível efeito detox para o organismo, além de ser um dos alimentos antialérgicos. Lidar com temperos na cozinha é quase uma arte e a salsinha está entre os principais condimentos usados no preparo de comidas, como saladas, legumes, chás, sopas e molhos para carnes e peixes. Veja agora quais são os diferentes tipos de salsa e como usar cada um deles para dar um gostinho a mais aos seus preparos culinários!

Salsa crespa tem sabor suave perfeito para temperar massas

Essa variação da erva fina apresenta um gosto mais suave que combina muito bem com massas. Como o nome já denuncia, as folhas da salsa crespa (Crispum) são encaracoladas e possuem a aparência de uma pequena árvore. Você pode usá-la para temperar molhos para macarrão, como pesto e bolonhesa, e ainda finalizar o prato com uma pequena salpicada do tempero. Suave e saborosa!

Salsa lisa é considerada a de sabor mais forte e é muito indicada para o preparo de saladas e sopas

A queridinha e mais comum nas cozinhas brasileiras é a salsa lisa (Neapolitanum). De origem mediterrânea, ela tem esse nome devido às folhas planas que possui. O gosto da erva é bem intenso e o talo do vegetal também faz parte da composição das receitas, para dar ainda mais graça aos pratos. Você pode utilizá-la para fortalecer a textura e o sabor no preparo de caldos e sopas, e até mesmo na confecção de saladas com alface e outros tipos de hortaliças. Sinônimo de saúde na mesa!

Salsa graúda portuguesa combina muito bem com carnes e molhos

Também advinda do mediterrâneo para a região ibérica da Europa, a salsa graúda portuguesa tem uma estrutura mais robusta, folhas mais largas e coloração verde-escura. Além disso, a planta tem um sabor bem encorpado que cai muito bem no tempero de carnes vermelhas, principalmente quando feitas ao vinho. É possível acrescentar a planta ao preparo de molhos para as proteínas, assim como para a decoração do prato ao fim da receita. Para quem segue uma dieta vegetariana/vegana, o condimento é uma ótima opção para o tempero de proteínas de soja!

Salsa japonesa tem gosto amargo e é comumente consumida junto com aipo

De origem asiática, mais especificamente no Japão e em alguns territórios da China, a salsa japonesa é conhecida popularmente como seri em japonês. A erva de pequeno porte tem coloração verde, similar à salsinha lisa, mas possui caules mais espessos e sabor levemente amargo que a diferencia das outras. Devido ao gosto que apresenta, costuma ser consumida junto com aipo na gastronomia japonesa.

Salsa-de-hamburgo e salsa alemã são utilizadas para encorpar sopas e caldos

Da espécie Tuberosum, essas variações têm folhas maiores e perfeitas para decoração de ambientes, mas na cozinha são mais consumidas pelas raízes, que possuem maior espessura que os outros tipos de salsa. Ambas são muito apreciadas no preparo de sopas, caldos e guisados de peixe, pois acrescentam textura e um gosto mais intenso. Se você quer turbinar sopas congeladas, essas ervas são muito indicadas!