Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frutose para diabéticos: O açúcar das frutas faz bem ou mal ao índice glicêmico?
Guia Culinário 22/03/2016

Frutose para diabéticos: O açúcar das frutas faz bem ou mal ao índice glicêmico?

Quando uma pessoa tem diabetes, a primeira missão para amenizar os sintomas da doença e prolongar sua qualidade de vida é cortar o açúcar da alimentação. Mas, como fazer quando esse elemento, que tanta dá sabor, é de origem natural, ou seja, provém da composição genuína do próprio alimentos, como, por exemplo, a frutose? Para manter as taxas de glicemia sempre estáveis, a nutricionista Cristiane Coronel nos dá dicas de como equilibrar os níveis de frutose numa dieta para diabéticos. Veja!

Pera, maçã, goiaba, morango, abacaxi… Não importa, todas as frutas têm frutose. Umas mais, outras menos, mas o açúcar natural desse grupo de alimentos é o que faz dessas iguarias tão gostosas e nutritivas de ingerir. Contudo, segundo Coronel, o uso desse tipo de carboidrato na dieta específica para diabéticos foi preconizada pela possível substituição que ele age em relação à glicose, por possuírem estruturas químicas semelhantes, sem necessitar da insulina para o seu metabolismo.

“Estudos recentes mostraram um equilíbrio do índice glicêmico, quando as frutas são consumidas com outras fontes alimentares, e, por isso, a frutose foi recomendada como adoçante aos diabéticos. Entretanto, não existe consenso em relação ao uso desse açúcar entre os especialistas na doença. Os autores contrários ao uso consideram que o emprego descontrolado da frutose resultaria em produção de glicose pelo organismo, e, consequentemente, aumento da glicemia”, destaca a nutricionista, ressaltando que o equilíbrio ainda é a melhor maneira de manter a alimentação regulada:

“A adequação dos grupos alimentares em cada refeição, é o segredo para um bom funcionamento do organismo e equilíbrio metabólico, tanto em diabéticos quanto em qualquer outro indivíduo”, destacou.

Exemplo do uso benéfico da frutose para a alimentação de diabéticos

Segundo a Dra. Coronel, o ideal e mais eficaz hoje em dia, é sempre acrescentar uma porção de fibras ou proteínas ou ainda, boas gorduras (castanhas) às frutas, nos lanches. “Por exemplo, em uma porção de mamão (120 – 140 g), acrescente mix de fibras ou aveia (1 colher de sopa já é o suficiente). Ou, no lugar das fibras, coma uma fatia pequena (25 g) de queijo branco ou 2 castanhas do Pará”, finalizou a profissional.

Produtos relacionados