Mel ou melado de cana? Conheça os benefícios e formas de usar esses ingredientes
As diferenças entre mel e melado de cana vão além da maneira como os ingredientes são produzidos, viu? Ambos são ótimas alternativas ao açúcar cristal para receitas e consumo no dia-a-dia, mas é claro que possuem características que os diferenciam entre si. Descubra agora quais os benefícios do mel e do melado de cana e a melhor maneira de aproveitar as qualidades dos alimentos no cardápio semanal.
Benefícios do mel: ação anti-inflamatória e uma forcinha contra gripes e resfriados
É difícil faltar mel em casa, né? O alimento é o produto da ação das abelhas a partir do néctar das flores, tem aparência amarelada, mas cristalina, e é bem docinho. Apesar de parecer um ingrediente simples, é para lá de saudável e garante um gostinho diferenciado para os preparos. Afinal, o mel é fonte de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. E tem mais!
O condimento doce é conhecido por atuar contra fungos e bactérias em feridas externas e por combater inflamações na garganta e pulmões. Por isso, o alimento é indicado no tratamento de gripes e resfriados! Outra coisa é que o mel ajuda a controlar a pressão sanguínea e os triglicerídeos, o que oferece mais saúde para o coração. O ingrediente ainda melhora a memória e fortalece o sistema imune. Cheio de qualidades!
Melado de cana: benefícios incluem prevenção de anemia e fortalecimento dos ossos
E chegou a hora de conhecer os benefícios do melado de cana! Diferentemente do mel, o melado de cana é o resultado da transformação da cana em açúcar. O processo resulta em um adoçante espesso, escuro e de gosto adocicado, mas levemente amargo. O ingrediente é rico em minerais poderosos, como cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Só coisa boa!
Fonte de cálcio, o melado de cana fortalece os ossos e combate osteoporose. O fósforo e o potássio estimulam a contração muscular saudável e o ferro ajuda a prevenir anemia. Mais do que isso, o magnésio auxilia no equilíbrio da pressão arterial e os antioxidantes são indicados para aumentar a imunidade e garantir a saúde da pele, unhas e cabelos por mais tempo. Já deu para ver que o melado de cana é saudável mesmo, né?
Melado de cana ou mel: qual devo usar?
São diversos os benefícios do melado, assim como as qualidades do mel. Por isso, você provavelmente já se viu em dúvida entre mel ou melado. Qual o melhor para cada tipo de utilização na cozinha você descobre agora!
Aposte em melado de cana para receitas doces e consumo de frutas
O mel de cana ou mel de abelha são boas opções para o cardápio, mas o melado é mais indicado para incrementar saladas, pratos de frutas e preparos doces por ser menos calórico! Você pode usá-lo para fazer bolos ou regar uma fatia de pão no lanche da tarde. Por ser um adoçante natural, não possui contraindicações, mas a dica é que os diabéticos evitem o consumo excessivo, assim como quem sofre com problemas nos rins (devido a presença de potássio).
Invista em mel silvestre para xaropes caseiros e adoçar bebidas
Entre mel ou melado, a melhor opção para xaropes caseiros é o mel silvestre! Além disso, o ingrediente funciona muito bem como adoçante para chás e bebidas naturais. Uma pequena dose do alimento já deixa tudo mais doce! Então, qual é melhor, mel ou melado de cana, na verdade depende como você pretende consumi-los e a quantidade a ser ingerida. Fique à vontade para aproveitar mel ou melado de cana, mas lembre-se de ter equilíbrio sempre!