O que é picles e como fazer essa conserva
Usado no preparo de saladas, sanduíches e outras receitas, o picles nada mais é do que uma forma de preparar e consumir legumes e vegetais, reaproveitando os alimentos integralmente. O de pepino em conserva, por exemplo, é um dos tipos mais conhecidos do alimento e pode ser feito com legumes, vegetais e especiarias. Aqui, nós separamos as principais dicas de como fazer picles caseiro. Continue lendo a matéria!
Como fazer picles em conserva de pepino, vegetais e especiarias de forma caseira?
Fonte de lactobacilos vivos, o picles de pepino em conserva é extremamente benéfico para a saúde e muito simples de fazer em casa. Para essa receita, basta ter alguns minipepinos (variação usada para preparar o alimento em conserva), vegetais e especiarias a gosto, um pouco de vinagre e sal e também um pouco de açúcar.
Ingredientes
– 1 recipiente de vidro
– 10 a 15 minipepinos (dependendo do tamanho do seu recipiente)
– 2 a 3 xícaras de água
– 2 a 3 xícaras de vinagre
– 1 colher (sopa) de sal (comum ou marinho)
– 3 colheres (sopa) de açúcar
– Vegetais e especiarias a gosto (como cebola roxa, pimenta-do-reino em grãos e orégano)
Comece esterilizando o recipiente de vidro com água quente e sabão. Em seguida, lave muito bem o pepino para retirar qualquer tipo de impureza, corte-o em bastões menores (no sentido do comprimento do legume) e coloque-o no recipiente, acrescentando também os vegetais, cortados em pedaços menores, e as especiarias de sua preferência.
O segredo da conserva de legumes e vegetais é usar uma medida de água, a mesma quantidade de vinagre e, para cada litro de líquido, adicionar 1 colher de sopa de sal e 3 colheres de açúcar. Nesse caso, basta colocar o restante dos ingredientes em uma panela, ferver por alguns minutos e despejar a mistura por cima dos vegetais até que eles fiquem completamente imersos. Para finalizar, guarde o picles fechado na geladeira e acrescente em sanduíches, saladas e outras receitas.
Obs.: Os pepinos aodai e japonês, que costumam ser muito usados no Brasil, também servem para fazer o picles em conserva – basta cortá-los em bastões ou rodelas e usá-los normalmente.
Fazer picles é uma forma de conservar e reaproveitar os alimentos
Por ser um tipo de conserva, o picles é essencialmente uma maneira de conservar os alimentos e estender a vida útil dos itens frescos. Por isso, prepará-lo com ingredientes que você provavelmente descartaria no lixo – como restos de cebola, talos ou cascas de frutas e vegetais – pode ser uma boa sugestão para evitar o desperdício. Basta apostar no sal ou no vinagre, que funcionam como conservantes naturais, e montar o seu picles da maneira que preferir!