Os exercícios que ajudam quem sofre com asma a respirar melhor
Engana-se quem pensa que as pessoas que têm asma devem ficar longe de exercícios físicos: algumas atividades podem ser até aliadas para melhorar o problema respiratório! Mas, para que isso aconteça, é preciso seguir orientações médicas, estar com um bom condicionamento físico e, claro, escolher as modalidades certas, que realmente tragam vantagens, para se beneficiar. Mas quais são elas? Confira a nossa lista com as principais opções:
1 – Natação
Por trabalhar diretamente com a respiração e contar com uma série de exercícios que melhoram a capacidade respiratória, a natação é um dos esportes mais indicados para quem sofre com crises de asma. Para garantir um bom resultado, a dica é praticar a atividade de 3 a 4 vezes na semana por, no mínimo, 30 minutos.
Só vale um alerta para quem, além da asma, também tem rinite alérgica: o cloro da piscina pode trazer complicações para a respiração – e, nesses casos, é melhor pensar em outras alternativas para que não haja problema.
2 – Caminhada
Para quem prefere algo mais leve, a caminhada é a atividade mais recomendada para trabalhar a respiração. Isso porque, sem exigir muito esforço, ela é capaz de melhorar a circulação sanguínea e a captura de oxigênio pelo sangue. A dica para quem vai começar esse exercício é caminhar, no mínimo, 30 minutos diariamente, até que tenha o condicionamento físico necessário para andar até 1 hora ou até fazer uma corridinha leve.
Outra alternativa é fazer esteira dentro de casa, principalmente nos dias em que a temperatura baixa dificultar ainda mais a capacidade respiratória.
3 – Bicicleta
Com uma bicicleta ergométrica ou com a normal ao ar livre, pedalar também é uma boa opção para pessoas asmáticas. Mas, por se tratar de um treino um pouco mais puxado, é importante ter cautela e começar em um ritmo bem leve até que o corpo e a respiração se sintam preparadas para que você pegue mais pesado.
Nesse caso, a bicicleta ergométrica aparece como a mais indicada. No entanto, se quiser fazer a atividade na rua, a dica é evitar pistas com muitos obstáculos e a prática nos dias frios para que o problema não acabe piorando.
4 – Musculação
Ao contrário do que muita gente acredita, a musculação pode, sim, ser praticada por asmáticos sem oferecer riscos – e ainda trazendo benefícios para eles. Se a pessoa em questão estiver com o tratamento em dia e a doença controlada, em vez de prejudicar, a academia traz efeitos positivos e faz com que ocorra um aumento da capacidade cardiorrespiratória. No entanto, para evitar erros e problemas, é preciso consultar o médico e fazer uma série indicada por um profissional.