Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 06/09/2016

Água aromatizada: o que é? Veja as melhores formas de preparo dessa bebida!

Água não tem cheiro, forma, cor e sabor. Será mesmo? Você conhece a água aromatizada, também chamada de água saborizada? Pois é, essa nova alternativa da gastronomia saudável é uma ótima opção para melhorar a hidratação de qualquer pessoa, do jeito mais saboroso e nutritivo possível. Saiba mais sobre essa bebida!

Combinada com frutas, vegetais, especiarias, ervas e sementes, a água potencializa seus poderes de uma maneira refrescante e benéfica para o organismo. Segundo a nutricionista Luciana Fiorese, a bebida é uma excelente opção para melhorar os nossos hábitos diários e adquirir saúde: “Além de hidratar, a água é importante para diversos processos fisiológicos do organismo e indispensável para a manutenção da saúde e sobrevivência. Uma boa opção para quem quer diversificar no momento da hidratação é fazer uso de água aromatizada, que além de gostosa é refrescante, leve, saudável e pode ser consumida a qualquer hora do dia. Ela também é uma alternativa para substituir os refrigerantes e sucos cheios de conservantes”, destaca a profissional.

Os benefícios da água aromatizada ou saborizada

De acordo com a Luciana Fiorese, o maior benefício da água aromatizada é a boa capacidade de hidratação. Ela ressalta outros poderes: “Dependendo da composição, as águas aromatizadas podem proporcionar: auxílio na eliminação de toxinas, reforço do sistema imunológico, ação diurética e termogênica, auxiliando nesses dois últimos casos na diminuição do inchaço e também na aceleração do metabolismo auxiliando a perda de quaisquer gordura”, explica a nutricionista.

Receitas de água aromatizada

O modo de preparo é basicamente o mesmo para todas as receitas: adicionar pedaços dos alimentos desejados em uma jarra de água. “Sempre que preparar uma água aromatizada, faça durante a noite e deixe-a dormir na geladeira. Isso garante que ela adquira os nutrientes, cor e sabor dos alimentos. Beba apenas o líquido, descartando o alimento usado no preparo”, indica a nutricionista.

Água de gengibre

Para fazer, adicione a uma jarra de água de 4 a 5 rodelas da raiz, ou duas colheres do alimento ralado. Evite o gengibre em pó vendido em mercados por conta dos conservantes. Dica: troque o alimento de dentro da garrafinha ao menos uma vez durante o dia para potencializar os efeitos.

Água com canela e casca de laranja

Coloque as raspas da casca de uma laranja e adicione um ou dois paus de canela. Ricos em vitamina C, a bebida irá potencializar o sistema imunológico, prevenindo as ações dos radicais livres.

Água com hortelã

Adicione folhas de hortelã na jarra de água, deixe durante algumas horas. Caso deseje consumir de imediato, é possível esmagar as folhas no fundo da garrafa, fazendo com que as folhas liberem o óleo de hortelã, aromatizando a água. A hortelã é rica em vitaminas A, C e B12, além dos minerais: ferro, potássio, selênio e zinco.

Água de mirtilo

Nada como inovar e também utilizar as frutas. Coloque uma camada de mirtilos no fundo da jarra e encha de água. Você também pode acrescentar alecrim ou fatias de limão, ao seu gosto. A fruta é rica em antioxidantes e vitaminas A, C e E. Experimente!

Obs: Consulte sempre um profissional antes de adotar como regra em sua nova alimentação a água aromatizada. Não se deve substituir as refeições pensando que só tomar a água irá emagrecer ou curar alguma doença. “Água aromatizada é uma opção para melhorar a hidratação e funcionamento do organismo. Não é remédio e não substitui os nutrientes dos alimentos. Não há contra indicação, desde que usada de maneira correta”, finaliza a profissional.

Publicada em: 06/9/2016
Editada em: 07/10/2020