Dia de São Cosme e Damião: Como nós podemos comer doces sem culpa? Descubra
O tradicional dia de São Cosme e Damião nos aguça, em uma memória afetiva, aquele gostinho de infância… Não é mesmo? Correr pela vizinhança atrás dos saquinhos de doces e comer até se lambuzar, junto às outras crianças, sempre faz dessa data um momento de boas lembranças e muita saudade. Por isso, que tal reviver esse dia especial da melhor forma? Com algumas substituições e adaptações, nós podemos saborear docinhos deliciosos sem o pesar da consciência.
Para o catolicismo, dia 26, para a umbanda, dia 27 de setembro, o que importa mesmo é comemorar o dia dos Santos Cosme e Damião. A história dos irmãos gêmeos, conhecidos como protetores das crianças, é marcada pela distribuição de doces e outras guloseimas para os pequenos. Por causa disso, para os papais e mamães que se preocupam com a alimentação saudável de seus filhos e de suas filhas, a data também traz cautela e atenção redobrada. Segundo a nutricionista Carolina Baliere, com o tempo, é possível adaptar o paladar aos alimentos mais naturais, substituindo, de maneira gradual, o consumo de produtos industrializados:
“A melhor forma de acrescentar doces na nossa alimentação é se adaptar ao sabor amargo de alguns alimentos, como o chocolate 85% de cacau ou puro, por exemplo. Além disso, utilizar farinhas saudáveis para o preparo de bolos e tortas, de preferência farinha de coco e amêndoas, assim adaptando o paladar e diminuir o risco à saúde”, analisa a profissional, ressaltando: “Vale observar que se a vontade de consumir doce está exagerada, é preciso um acompanhamento médico, pois pode ser carência nutricional ou até desequilíbrio hormonal”, analisa a especialista.
Doces recomendados para uma alimentação saudável
– Chocolate amargo: Para quem não abre mão de um docinho após o almoço ou deseja comemorar o dia de São Cosme e Damião, essa versão do alimento é a melhor opção. O cacau é uma poderosa fonte de antioxidantes que ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares, melhora o humor e atua no combate ao câncer.
– Fatias de maçã com canela: Pode ser servida em forma de chips para controlar a vontade de comer doce. É uma opção fonte de fibras alimentares, que ajudam a proporcionar saciedade e facilita a digestão, controla os níveis de açúcar no sangue e de colesterol. Além disso, a presença da canela garante que o lanchinho ajude a acelerar o metabolismo.
– Paçoca saudável: Preparada com farelo de aveia, óleo de coco e açúcar mascavo ou demerara, a paçoca fit se torna uma sobremesa mais saudável, já que é enriquecida com as fibras encontradas na aveia, além das vitaminas do complexo B e minerais que completam o doce.
– Coco ralado e assado com canela: Seja para incluir em receitas ou comer como sobremesa, essa receita é mais uma opção saudável para matar a vontade de comer doce. O coco é uma fruta rica em fibras alimentares, que ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares e a controlar o diabetes. Além disso, a fruta é responsável por fortalecer o sistema imunológico e fornecer energia para o corpo.
– Brigadeiro de biomassa de banana verde: A biomassa de banana está cada vez mais presente na alimentação saudável. É um ingrediente versátil, nutritivo e possui uma baixa concentração de frutose, o que beneficia no emagrecimento e no controle do colesterol, saciando a vontade de comer doce. Além do brigadeiro, a biomassa pode compor brownies, bolos e até sorvetes.