Prato colorido saudável: as cores dos alimentos e seus nutrientes
Prato colorido é sinônimo de alimentação variada e muita saúde! Você certamente já ouviu alguém dizer que quanto mais cores incluir nas refeições, mais saudável a comida fica. E é verdade! Todos os alimentos orgânicos possuem pigmentos coloridos que garantem as diferentes tonalidades dos ingredientes e oferecem benefícios múltiplos para o organismo. Cada grupo possui ações específicas, inclusive. Veja agora como montar um prato colorido saudável para ter refeições variadas e energéticas.
Prato colorido deve ter alimentos brancos e amarelados para fortalecimento do corpo
Se você está em busca da receita perfeita para montar um prato saudável colorido, investir em alimentos que tenham cor branca, amarela ou laranja é uma ótima maneira de começar! Ingredientes como o arroz branco e a couve-flor são conhecidos por concentrarem boas porções de cálcio e fósforo, que auxiliam no fortalecimento dos ossos.
Eles também são ricos em potássio, como o cogumelo shimeji, a cebola e a famosa banana, que regulam as ações dos músculos. Legal, né? Outros exemplos são: batata, alho, feijão branco, leite e derivados (brancos).
No caso de alimentos amarelos e laranjas, a maioria representa fonte de vitamina C e propriedades antioxidantes que combatem radicais livres e ajudam a manter os tecidos. Sem contar que são ótimos para o sistema imunológico! Bons exemplos são o milho verde, o mamão, a abóbora japonesa e a laranja. Abacaxi, cenoura, manga e batata doce também estão inclusos.
Monte pratos coloridos com ingredientes verdes e vermelhos para limpar organismo e ter mais disposição
Para uma alimentação variada, os alimentos verdes e vermelhos também devem compor os pratos diariamente. Ingredientes que contém clorofila, como a abobrinha e o espinafre, são responsáveis por proporcionar uma limpeza completa no organismo e produz energia para o funcionamento das células. O limão, o brócolis e a salsa também fazem parte do cardápio, entre outras opções.
Outro aspecto importante proporcionado pelo pigmento avermelhado é a redução dos efeitos da depressão e da ansiedade no organismo. A dica é sempre investir em diferentes tipos de tomate, morango, melancia, pimentão vermelho e lichia. Você terá o dobro de energia e vai aproveitar de bons benefícios para o coração!
Comida colorida inclui alimentos de cor marrom, roxa e preta que ajudam a regular o intestino e sistema nervoso
Chegou o momento de finalizar aquele prato de comida colorido e saboroso! Não dá para deixar de lado os ingredientes de cores mais escuras, como a beterraba e a lentilha, por exemplo. Alimentos de cor marrom são ricos em fibras, promovem um bom fluxo intestinal e saúde para a microbiota. Já no caso das cores preta e roxa, há uma melhora significativa dos impulsos nervosos.
Todos eles favorecem a circulação sanguínea e garantem mais saúde para o sistema cardiovascular. Apostar em preparos com soja, arroz integral, feijão, quinoa, aveia, linhaça, açaí, uva, mirtilo e repolho roxo é o segredo para equilibrar as refeições e aproveitar todos os nutrientes que uma boa variedade alimentar pode proporcionar. Já confirmou que prato colorido = alimentação saudável, né? Agora é só montar as refeições com muito sabor e criatividade!