Quais os benefícios da aveia: conheça 7 deles e dicas para consumo no dia a dia
Muito presente no café da manhã, a aveia é um cereal importante para a saúde do corpo como um todo. Apesar de ser mais conhecida por ajudar na digestão dos alimentos, muita gente não sabe quais os benefícios da aveia para todo o organismo e como ela pode beneficiar a saúde se consumida regularmente. A aveia é um alimento que possui pouquíssimas calorias, não contém glúten e é riquíssima em nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do corpo, como fibras, minerais, vitaminas, carboidratos e proteínas. Além disso, o cereal é muito versátil e pode ser encontrado na forma de flocos, farinha e farelo, que podem ser adicionados a frutas, iogurtes ou usado em receitas, como mingau, pães, biscoitos e bolos. Quer saber mais sobre a aveia? Reunimos 7 benefícios de consumir o cereal e dicas de como incluí-lo na sua alimentação do dia a dia!
1. Aveia é bom para o intestino e todo o sistema digestivo
A aveia é rica em fibras, que é um componente chave para um sistema digestivo saudável. O fato de se mover pelo intestino sem ser digerida significa que a fibra evita a constipação e ajuda no equilíbrio do intestino. Mas é importante beber bastante água para facilitar a movimentação da aveia no organismo e desfrutar dos benefícios que ela proporciona. Além disso, as fibras também beneficiam a mucosa e a flora intestinal, fortalecendo as bactérias que são essenciais para proteger o intestino contra infecções e inflamações.
2. A aveia ajuda a reduzir o colesterol LDL
A aveia também é rica em betaglucana, um tipo de fibra solúvel que diminui a absorção de gordura no intestino e ajuda a reduzir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue. Essa ação ajuda a prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e derrame, que são agravadas pelo alto nível de colesterol LDL na corrente sanguínea.
3. Aveia ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
Por ser um cereal de digestão lenta, a aveia ajuda a regular o açúcar no sangue, a evitar picos de glicose e a distribuir melhor a substância em todo o organismo. Além disso, a fibra betaglucana também é responsável por aumentar a sensibilidade à insulina, beneficiando as pessoas com resistência ao hormônio. Isso é muito benéfico para quem tem diabetes, mas também é útil para evitar que quem não tenha acabe desenvolvendo o tipo 2 da doença.
4. A aveia é fonte riquíssima de antioxidantes
A aveia é rica em antioxidantes, incluindo ácido fítico, vitamina E, compostos fenólicos e avenantramidas, que combatem inflamações e melhoram a circulação sanguínea. Esses antioxidantes também são importantes para neutralizar os radicais livres, moléculas instáveis que podem causar estresse oxidativo e danos às células, podendo levar a doenças crônicas. Por isso é tão importante consumir a aveia com frequência e combinar o cereal com outros alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas. Um dos benefícios da farinha de aveia é que seus flocos finos podem ser usados para fazer smoothies deliciosos. Você pode preparar a bebida com morangos, framboesas, amoras e fazer um verdadeiro elixir contra os radicais livres.
5. A aveia ajuda a fortalecer a imunidade
Rica em zinco, um mineral com uma poderosa ação antioxidante e anti-inflamatória, a aveia pode auxiliar na manutenção das células de defesa do corpo, responsáveis por combater vírus, bactérias e atuar na cicatrização dos tecidos. Além disso, a aveia contém vitamina B1, uma substância que fortalece as células do sistema imunológico e também ajuda na prevenção de gripes, resfriados e outras infecções.
6. A aveia ajuda a no controle da pressão arterial
A pressão arterial elevada aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas e derrames. Por ser rica em antioxidantes e fibras, a aveia ajuda a diminuir a pressão arterial e a prevenir esses tipos de complicações. Entre os antioxidantes presentes no cereal, as avenantramidas são responsáveis por aumentar a produção do óxido nítrico no organismo, substância capaz de dilatar e relaxar os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo nas artérias.
7. Reduz os riscos de câncer de cólon
A aveia é conhecida por combater o câncer de cólon porque contém avenantramidas, que também são responsáveis por retardar as mutações celulares. Nutricionistas indicam que o consumo de fibras contribui para diminuir o risco do câncer colorretal. Além disso, o farelo e o gérmen da aveia são ricos em vitamina E, cobre, selênio e zinco, substâncias anticancerígenas.
Melhores formas de consumir aveia no dia a dia
Você pode desfrutar da aveia de várias maneiras. A mais popular é simplesmente preparar um delicioso mingau de aveia e comer no café da manhã. Para deixar o prato ainda mais saboroso e nutritivo, você pode adicionar canela, frutas, oleaginosas e mel. A aveia também pode ser incluída em receitas, como pães, bolos, biscoitos e panquecas. Você também pode adicionar a aveia em flocos finos ou farelo a sucos, smoothies e vitaminas. A granola com aveia também é muito bem-vinda para acompanhar saladas de frutas, açaí e sorvetes.