Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tâmaras: Você sabia que elas são grandes fontes de energia? Veja seus benefícios
Guia Culinário 12/04/2017

Tâmaras: Você sabia que elas são grandes fontes de energia? Veja seus benefícios

Doces, saborosas e saudáveis, as tâmaras podem ser opções mais do que prazerosas para quem precisa aumentar a disposição no dia a dia! Grande fonte energética, o fruto reserva elementos que fortalecem o corpo, defendem o organismo e melhoram naturalmente o ânimo e a sensação de humor. Conheça os principais nutrientes encontrados nesse alimento e descubra os benefícios de inclui-lo em um plano alimentar equilibrado!

O que é tâmara seca ou fresca

Tâmara é fruta? Embora muita gente acredite que sim, na verdade ela nada mais é do que o fruto da tamareira. De origem asiática, ela é rica em vitaminas A e K, além de minerais como ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio – nutrientes responsáveis por proteger o organismo e deixar o corpo mais forte e regulado. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, o fruto pode ser encontrado em sua forma fresca ou seca (além de poder ser servido em um “mix” com outras frutas) e é uma boa alternativa para auxiliar o quadro nutricional de quem precisa aumentar a energia no dia a dia:

“Por serem ricas em açúcar natural, as tâmaras fornecem energia instantaneamente para o nosso corpo. Também são ótimas fontes de fibras alimentares e minerais, além de serem uma ótima opção para substituir os doces. Elas, por exemplo, podem ser usadas em receitas de brigadeiro, já que são boas substitutas do açúcar refinado. Além disso, as tâmaras são boas para a saúde intestinal”, explica a profissional.

Para quem não sabe, a diferença entre a tâmara seca e a fresca é que a primeira passa por um processo de desidratação, que a torna mais calórica. Ainda assim, o alimento tem benefícios de sobra e merece sim ser incluído na sua dieta diária. Conheça melhor as suas vantagens nutricionais:

5 benefícios da tâmara para a saúde

1. Combate à anemia

Fonte de ferro, o consumo regular da fruta irá ajudar no transporte de oxigênio para as células do organismo, prevenindo a doença. A falta desse mineral pode acarretar o cansaço extremo, inchaço nas articulações e a pele pálida, além de outras complicações.

2. Ossos, dentes e músculos saudáveis

As tâmaras são ricas em cálcio, potássio e magnésio, responsáveis por colaborarem com o crescimento e o bom desenvolvimento dos nossos ossos. As frutas também previnem à osteoporose, garantindo um envelhecimento saudável para o corpo.

3. Atua na saúde intestinal

As fibras alimentares encontradas no alimento são essenciais para prevenirem a constipação e a prisão de ventre, além de beneficiar o trânsito intestinal. Essas substâncias também proporcionam saciedade e ajudam em um emagrecimento saudável e equilibrado.

4. Coração forte

O potássio, mineral encontrado nas propriedades da tâmara, é fundamental para diminuir os riscos das doenças cardiovasculares. Outro destaque para a fruta é sua atuação na redução dos níveis de colesterol, que também é responsável por tornar o músculo cardíaco saudável.

5. Ajuda a prevenir o câncer

Por conter efeito anti-inflamatório e ser rico em agentes antioxidantes, ao consumir as tâmaras, estaremos reduzindo a propensão das células cancerígenas no nosso organismo, ajudando a prevenir cânceres no abdômen, no cólon, na mama e na próstata, por exemplo.

6. Mantém a pele jovem

Fonte de vitamina A, as tâmaras ajudam a diminuir a quantidade de acne na pele e diminuem a oleosidade, proporcionando uma pele mais bonita e saudável. É recomendado o consumo de uma tâmara por dia, durante algumas semanas, para obter o efeito.

Bônus: consumir tâmara na gravidez pode auxiliar o trabalho de parto

Há muito se fala sobre os possíveis benefícios da tâmara na gravidez, e pesquisas recentes mostram que ela pode sim ajudar na reta final da gestação. Um estudo publicado em 2011 na National Library of Medicine, por exemplo, mostrou que mulheres que consumiram 6 tâmaras por dia nas últimas 4 semanas (estimadas) de gravidez tiveram maior dilatação no parto em relação àquelas que não consumiram o fruto. Além disso, a fase latente no trabalho de parto foi menor entre as mulheres que tinham incluído as tâmaras nas últimas semanas de gestação.

Tâmaras e suas recomendações de consumo

Embora seja um alimento saudável e altamente recomendado, antes de acrescer as tâmaras no seu plano alimentar, é necessário uma consulta com o nutricionista. Por ser fonte de energia e rica em açúcares naturais, o consumo para algumas pessoas pode haver restrições, como os diabéticos, por exemplo.

Publicada em: 12/4/2017

Editada em 31/08/2020