5 exercícios aeróbicos que são ótimos para quem quer ter uma vida saudável
Recorrer à atividade física é uma das medidas indispensáveis para manter a saúde em dia. Por isso, além de seguir uma dieta balanceada, com alimentos que sejam ricos em nutrientes e que tenham poucas calorias, também é muito importante arrumar um tempinho na sua rotina para investir em exercícios.
Os aeróbicos aparecem como os mais indicados por conseguirem trabalhar com todas as partes do corpo, usando o oxigênio para gerar energia dos músculos. Então, para ajudar quem está em busca de uma opção para se manter saudável, separamos 5 exercícios dessa categoria para você ter diferentes ideias de por onde começar. Dá uma olhada:
1. Treino funcional trabalha todas as partes do corpo
O treino funcional se destaca por reunir diversas tarefas que conseguem mexer com todas as partes do corpo, além de também ajudar a dar mais força, velocidade e equilíbrio. Estima-se que, em uma hora de aula, o aluno é capaz de perder, em média, 800 calorias – um resultado mais satisfatório que o da própria musculação.
O segredo nesse tipo de atividade é usar o peso do próprio corpo como principal ferramenta, e focar em diferentes movimentos – através de atividades como agachar, correr e levantar peso – em vez de ficar apenas nos exercícios localizados.
2. Dança estimula a circulação do sangue
Para quem não curte atividades convencionais e tem dificuldades de escolher um exercício físico que desperte interesse, a dança pode ser a melhor opção! Além de funcionar como um hobby para várias pessoas, ela também pode auxiliar na perda de peso se for feita com a frequência e intensidade corretas. Sem falar que ajuda a combater o estresse, dá mais equilíbrio e ainda estimula a circulação do sangue.
Misturando passos de dança latina com exercícios aeróbicos, a zumba é uma das atividades mais procuradas nas academias. Mas você pode escolher o ritmo de sua preferência – como o hip hop, por exemplo – ou até reservar um tempo em casa e ligar o som para se exercitar.
3. Esteira queima muitas calorias
Na academia ou com o aparelho em um cantinho da própria casa, a caminhada/corrida na esteira também faz parte da lista de atividades aeróbicas que podem ajudar quem deseja se manter saudável. Ela pode ser aliada com outros exercícios, como a musculação, ou – dependendo da sua disponibilidade e objetivo – praticada isoladamente durante um determinado tempo todos os dias.
Quem opta pela caminhada queima, em média, de 400 a 500 calorias. Já quem prefere a corrida consegue de 500 a 900. Quanto maior a intensidade, maior o resultado por exercício.
4. Jump melhora o equilíbrio
Sucesso nas academias, a aula de jump queima calorias e ainda ajuda a melhorar o equilíbrio do corpo. As atividades, que misturam dança e saltos, são feitas em cima de uma cama elástica e ao som de alguma música animada – o que torna a aula mais divertida e, assim como no caso da zumba, uma boa opção para quem não gosta de exercícios convencionais.
Para quem se interessou por essa alternativa, ainda tem mais motivos: o jump também melhora a coordenação motora, faz bem para o sistema cardiovascular, diminui a fadiga e fortalece os músculos.
5. Bicicleta pode ser praticada ao ar livre
Se o objetivo é perder peso e, ainda, tonificar as pernas, a melhor opção é praticar spinning ou tirar um tempo para andar de bicicleta ao ar livre – o que é ótimo para quem tem uma rotina corrida e não consegue um tempo para fazer o exercício na academia.
Por gastar bastante energia, em uma hora de aula, é possível perder até 800 calorias. Além disso, o exercício ainda diminui o estresse e a ansiedade devido à intensidade do esforço físico. Só não se esqueça de sempre se hidratar com água ou isotônicos para não passar mal, ok?