5 receitas com proteína de soja perfeitas para a alimentação de vegetarianos
Muito usada no preparo de receitas veganas e vegetarianas, a proteína de soja é um ingrediente bem nutritivo (rico em proteínas, fibras, ferro, zinco e cálcio) que rende ótimas combinações – pode ser feita com diferentes temperos e substituir a carne em diversos pratos. Para te incentivar a incluir esse ingrediente na dieta, nós listamos 5 receitas com proteína de soja para preparar em diferentes ocasiões. Confira!
1. Salsicha de soja
Caso o objetivo seja fazer um lanche de fast food vegano para uma reunião entre amigos e familiares, por exemplo, uma boa dica é apostar na salsicha de soja. Essa receita é perfeita para quem ama cachorro-quente e quer preparar um lanche mais prático.
Ingredientes
– 2 xícaras de proteína de soja texturizada
– 4 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja
– 1 cebola picada
– 4 dentes de alho amassados
– Sal e salsinha a gosto
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 xícara de farinha de trigo peneirada
– 6 colheres de sopa de farinha de mandioca
– 2 colheres de chá de colorau
– 1 pote de molho de tomate orgânico Taeq (330 g)
– 1 tomate cortado em cubos
– 1 cebola cortada em tiras (molho)
– ½ pimentão verde cortado em fatias
Para começar, coloque a proteína de soja em um recipiente, acrescente a água e o sumo de limão, misture levemente e deixe de molho por 30 minutos. Depois, escorra a água, esprema bem a soja com as mãos e reserve. Em uma panela, refogue a cebola, o alho e salsinha com um pouco de sal.
Depois, transfira esse refogado para uma bacia grande, acrescente a proteína de soja hidratada, a farinha de mandioca e de trigo peneirada, o colorau e misture bem. Transfira tudo para um processador, acrescente 2 colheres de azeite e continue batendo até ficar uma massa firme. Caso a mistura ainda não esteja tão firme, acrescente um pouco mais de azeite e bata novamente (o ideal é que massa fique em um consistência boa para modelar as salsichas). Em seguida, modele as salsichas com a mão, enrole-as em plástico filme e deixe no congelador por pelo menos 2 horas.
Para preparar o cachorro quente, coloque a salsicha para cozinhar na água quente por 5 minutos. Em uma panela, coloque um pouco de azeite, a cebola cortada em tiras, o tomate e o pimentão picados com um pouco de sal e refogue por uns minutos. Depois, acrescente o molho de tomate, o sal a gosto e deixe ferver. Para finalizar, acrescente as salsichas, mexa um pouco e apague o fogo. Sirva o cachorro-quente em pães com os toppings que desejar.
2. Quibe de soja recheado
O quibe de soja, assim como o cachorro-quente feito com salsicha de soja, é uma alternativa relativamente simples de fazer. Aqui, a nossa dica é caprichar mais nos temperos (como hortelã, pimenta e cheiro-verde) e apostar numa versão de forno recheada com requeijão. Esse é um ótimo prato para servir no almoço!
Ingredientes
– 1 ½ xícara de triguilho (trigo para quibe)
– 1 xícara de proteína de soja texturizada
– ½ xícara de farinha de rosca
– 2 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja
– 3 colheres de sopa de hortelã picada
– 3 colheres de sopa de cheiro-verde picado
– 1 colher de sopa de pimenta síria
– 1 cebola picada
– 3 dentes de alho amassados
– Azeite
– 1 requeijão light Taeq
– Muçarela ralada e tomates-cereja a gosto para o recheio
Primeiro, você deve hidratar tanto o triguilho quanto a proteína de soja. Comece lavando o triguilho, escorra a água e repita o processo mais 3 vezes. Depois, deixe de molho por 30 minutos. Para hidratar a proteína de soja, deixe-a de molho na água com o sumo de limão também por 30 minutos.
Passado o tempo, esprema bem os dois ingredientes (triguilho e soja) com as mãos e transfira-os para um bowl grande. Adicione a cebola, o alho, a hortelã, o cheiro-verde, a pimenta, um pouco de azeite e misture bem com as mãos. Por fim, adicione a farinha de rosca e vá mexendo até atingir uma consistência mais firme (adicione um pouco mais de farinha se julgar necessário.
Para montar o quibe, pegue um refratário quadrado e forre o fundo com metade da massa. Adicione o requeijão, a muçarela e os tomates cortados a gosto, feche com mais uma camada de quibe e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por 20 minutos. Prontinho!
3. Estrogonofe de soja
Que tal preparar um estrogonofe de soja vegetariano para servir no almoço ou janta? Esse prato é bem nutritivo (rico em proteínas e fibras) e fica uma delícia servido com arroz branco e batata palha.
Ingredientes
– 2 xícaras de proteína de soja grossa
– 4 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja
– ½ vidro de champignon picado
– 3 dentes de alho amassados
– 1 cebola média picada
– Azeite para refogar
– 1 pote de molho de tomate orgânico Taeq (330)
– 3 colheres de sopa de ketchup
– 1 colher de sopa de mostarda
– 1 colher de sopa de molho inglês
– 1 caixinha de creme de leite
– Salsinha picada a gosto
Para começar, coloque a proteína de soja em um recipiente com a água, o sumo de limão e espere 30 minutos para hidratar. Depois, escorra a água, esprema bem a soja com as mãos e reserve. Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho, um pouco de sal e refogue. Em seguida, acrescente a proteína de soja e misture até que ela fique dourada.
Depois, acrescente o molho de tomate, o ketchup, a mostarda, o molho inglês e vá mexendo. Adicione o champignon, a salsinha a gosto e mexa mais um pouco. Se julgar necessário, acrescente um pouco de água filtrada para gerar mais caldo. No final, com o molho fervendo, basta adicionar o creme de leite, misturar bem e servir. Fica uma delícia!
4. Berinjela recheada com soja
Você já pensou em fazer uma receita de berinjela recheada com um molho de carne de soja? Esse prato vegetariano é uma alternativa bem nutritiva (rica em fibras, vitaminas, proteínas e minerais importantes) e é ótimo para servir em ocasiões mais especiais.
Ingredientes
– 2 berinjelas grandes
– 1 xícara de proteína de soja granulada
– 2 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja
– 1 cebola média picada
– 3 dentes de alho amassados
– 2 tomates picados sem semente
– Azeite
– 1 colher de sopa de cheiro-verde
– Sal, pimenta-do-reino moída, folhas de manjericão e orégano picadas a gosto
– Muçarela ralada a gosto
Comece cortando as berinjelas (no sentido do comprimento) e leve-as para cozinhar por 5 minutos na água com sal. Depois, deixe-as esfriar por uns minutos, retire uma parte da polpa e reserve. Enquanto isso, deixe a proteína de soja em uma tigela com a água e o sumo de limão por 30 minutos. Depois escorra toda a água, esprema bem a soja com as mãos e reserve.
Em uma panela, coloque um pouco de azeite, a cebola o alho e refogue. Em seguida, acrescente a proteína da soja, a polpa das berinjelas, os tomates, os temperos (cheiro-verde, sal, pimenta, manjericão e orégano) e continue misturando no fogo até que a soja fique mais dourada.
Coloque as berinjelas em uma assadeira, preencha-as com o recheio de soja, rale a muçarela por cima a gosto e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos. O resultado fica bem saboroso e nutritivo!
5. Carne de soja moída
Outra dica interessante para preparar um almoço vegetariano bem é apostar na receita de carne de soja moída. Aqui, a ideia é acrescentar uma variedade grande de ingredientes e temperos (como cebola, alho, azeitonas, pimenta e cheiro-verde) para deixar o prato mais saboroso e nutritivo.
Ingredientes
– 2 xícaras de proteína de soja texturizada
– 4 xícaras de água e sumo de ½ limão para hidratar a soja
– 2 tomates grandes picados
– 1 ½ cebola picada
– 4 dentes de alho picados
– Azeite
– Azeitonas picadas a gosto
– Sal, folhas de orégano e cheiro-verde a gosto
– 1 pote de molho de tomate orgânico Taeq (330 g)
Comece colocando a proteína de soja em uma tijela, acrescente a água e o sumo de ½ limão e deixe de molho por 30 minutos. Depois, escorra a água, esprema bem a soja com as mãos e reserve. Em uma panela, coloque um pouco de azeite, a cebola, o alho, um pouco de sal e refogue por uns minutos. Em seguida, acrescente o tomate, os temperos (orégano e cheiro-verde) e mexa mais um pouco. Adicione o molho de tomate, as azeitonas picadas e, se quiser aumentar o caldo, acrescente um pouco de água filtrada. Sirva a carne com arroz e feijão que fica perfeito!
Obs.: Existem outras receitas ótimas (como a de hambúrguer, almôndega ou picadinho) feitas à base de proteína de soja que ficam deliciosas. Vale a pena explorar a criatividade para experimentar pratos diferentes com o ingrediente no dia a dia.