Fast-food vegano: as comidas que adeptos dessa dieta podem consumir
Quem conhece bem o estilo de vida vegano sabe que a alimentação desse grupo é bem restritiva – afinal, o veganismo consiste em um consumo consciente e sustentável, abrindo mão de qualquer produto de origem animal (o que inclui carnes, leites e derivados). Por isso, em muitas situações o público vegano encontra dificuldades para achar comidas e restaurantes interessantes. Mas o que muita gente não sabe é que já existem versões de pratos e receitas veganas que são uma delícia e bem nutritivas. Para que você conheça melhor esse meio, nós listamos algumas opções de fast-food vegano que já estão disponíveis por aí. Confira!
Existem várias versões de hambúrguer vegano
Você já ouviu falar no hambúrguer vegano? Ele não leva carne e nenhum tipo de ingrediente de origem animal (como o queijo tradicional). As principais versões são feitas principalmente com carne de soja ou grão-de-bico, shitake e legumes diversos. Existem também hambúrgueres feitos de quinoa com outros ingredientes que acrescentam cor, como a beterraba, que ficam uma delícia.
Após preparar o hambúrguer em si e fritá-lo na frigideira, basta colocá-lo em um pão vegano (ou seja, que é feito sem ovo ou leite) e, então, rechear com alface, tomate, cogumelos e outros ingredientes. Existem também versões de queijos veganos que ficam uma delícia – muitos são preparados com castanhas, óleo de coco, sal e temperos. É uma delícia!
Que tal preparar batata frita na airfryer?
Levando em conta que a batata não é um alimento de origem animal, ela pode (e deve) estar incluída na alimentação dos veganos. Afinal, ela é fonte de fibras, proteínas, vitaminas e minerais importantes. Mas, para incorporá-la ao seu cardápio fast-food de uma forma mais saudável, uma dica interessante é buscar fritá-la na airfryer (fritadeira elétrica) para garantir que ela fique mais sequinha e sem gordura. Assim, você evita de usar o óleo, que é fonte de gordura saturada.
Já ouviu falar em pizza vegana?
Muitas pessoas estranham o fato de que existem pizzas veganas (levando em conta que a versão tradicional da pizza sempre leva queijo). No entanto, existem sim alternativas veganas que são deliciosas e fáceis de fazer. Para preparar esse tipo de pizza você basicamente precisa cortar o queijo e caprichar nos outros ingredientes – coloque bastante tomate, orégano, rúcula, pimenta, azeitona, manjericão e o que mais preferir. Você também pode colocar o queijo vegano no preparo, mas a maioria das pessoas tende a simplesmente caprichar mais nos temperos.
Cachorro-quente vegano é feito com cenoura, temperos e molho de tomate
Muita gente não sabe, mas existe também uma receita de cachorro-quente vegano que fica uma delícia. Para substituir a salsicha você deve usar a cenoura e caprichar bastante nos temperos – o lado bom é que não é nada difícil de fazer. A dica para que o prato fique realmente saboroso é apostar na marinada – ou seja, deixe as cenouras marinando com alho, shoyu e azeite que não tem erro, depois é só colocar para cozinhar. Após o cozimento você pode cortá-las em rodelas e adicionar ingredientes para incrementar a receita, como pimentão, alho, cebola e o clássico molho de tomate. Depois é só servir em um pão de cachorro-quente e prontinho!