8 alimentos que tiram o sono e devem ser evitados por quem tem insônia
Você conhece os alimentos que tiram o sono e são considerados os inimigos de quem sofre com insônia? Não sei se você já parou para pensar que a dificuldade para dormir pode estar ligada à alimentação, mas ter essa percepção é o primeiro passo em busca de uma solução para o problema. Tomar chá para insônia não é o suficiente para combater os sintomas dessa doença se você consome comidas muito energéticas durante o dia. A nutricionista Caroline Codonho conversou conosco para nos ajudar a descobrir quais são os alimentos que dão energia e tiram o sono, e mais dicas com o que é bom para insônia.
Cafeína e teanina são bioestimuladores presentes nos alimentos que tiram o sono
Afinal, por que algumas comidas dão mais energia do que outras? Bom, isso tem muito a ver com a composição bioquímica dos alimentos e a maneira como eles reagem no organismo humano. Segundo Caroline, a cafeína e a teanina são substâncias bioestimulantes que tornam o sistema nervoso central mais ativo e o cérebro mais alerta. “Essas substâncias se ligam a receptores de adenosina (neurotransmissor) e enganam o cérebro, deixando-o ligado por mais tempo”, explica a especialista.
Café, mate, guaraná, chá preto e chá verde estão entre os alimentos que causam insônia
Percebeu que está demorando muito para pegar no sono e quer saber o que fazer? A dica é começar organizando a sua alimentação. De acordo com Caroline, é necessário cortar alimentos ricos em cafeína, como o café, o mate, o chá preto e o guaraná. A teanina também é um composto que atrapalha o sono e está fortemente presente no chá verde.
Refrigerantes e chocolate também não são indicados para quem sofre com insônia
Bebidas gaseificadas, como os refrigerantes, são ricas em cafeína e açúcares, o combo de compostos que ativam a energia do corpo. Consumi-los em excesso e com frequência pode fazer com que você tenha problemas para dormir, principalmente se a ingestão for logo antes de deitar.
O querido chocolate também não escapa dessa lista. Assim como os refrigerantes, o doce é fonte de cafeína e açúcares que com certeza vão te agitar. Por isso, é ideal comer equilibradamente, em pouca quantidade e baixa regularidade.
Carnes vermelhas dificultam a digestão e atrapalham o sono
A nutricionista afirma que há também outro grupo que costuma fortalecer a insônia: alimentos com gordura saturada! As carnes vermelhas são consideradas calóricas, mas também muito gordurosas. Apesar de serem ricas em proteínas, comê-las em abundância pode afetar o organismo durante a noite de sono. “Alimentos ricos em gordura saturada atrapalham a qualidade do sono pois exigem muito do processo digestivo”, afirma a profissional.
O que é bom para insônia?
Para quem sofre com a doença, conhecer quais são as indicações de alimentos para insônia é crucial para exercitar uma rotina mais saudável – de alimentação e sono. Caroline indica consumir boas quantidades de alface, couve, leite, carnes magras e preferencialmente cozidas ou assadas para facilitar a digestão. “O principal mesmo é evitar se alimentar muito próximo de dormir. Comer de 2 a 3h antes já facilita muito a qualidade do sono”, sugere a nutricionista.