Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Banana com aveia engorda? Conheça os benefícios!
Guia Culinário 29/04/2023

Banana com aveia engorda? Conheça os benefícios!

Combinação poderosa, saudável e nutritiva, a banana com aveia é uma junção que potencializa os benefícios de cada alimento. A banana é rica em potássio, além de conter vitamina C, fibras e antioxidantes. A aveia, por sua vez, é fonte de carboidratos complexos, fibras solúveis e proteínas vegetais. Juntos, eles fornecem energia sustentável, regulam o trânsito intestinal, promovem mais saciedade, reduzem o colesterol ruim, controlam a glicemia, e mais. Caso você ainda se questione se banana com aveia engorda, se a dupla faz bem para a saúde ou quais os benefícios da combinação, confira a matéria a seguir!

Banana com aveia engorda? Entenda!

A banana com aveia não engorda quando consumida de forma equilibrada e dentro das necessidades calóricas de cada indivíduo. Ambos os alimentos são saudáveis e possuem nutrientes importantes para o organismo, como vitaminas, minerais, fibras e carboidratos complexos. Porém, é importante lembrar que, assim como qualquer alimento, o consumo excessivo pode levar ao ganho de peso.

Para aproveitar os benefícios da banana com aveia sem ganhar peso, é importante consumir esses alimentos de forma equilibrada e combiná-los com outros alimentos saudáveis, como verduras, proteínas magras e gorduras boas. Uma sugestão é consumir a banana com aveia no café da manhã ou como um lanche saudável durante o dia, combinando com outras frutas, iogurte natural, sementes e oleaginosas.

Combinação ajuda a controlar a glicemia

Incluir a banana com aveia na sua alimentação diária pode ajudar a retardar a absorção de glicose pelo organismo. As fibras presentes na aveia e na banana formam uma espécie de gel no estômago que retarda a digestão e a absorção dos carboidratos, impedindo que ocorra um pico de glicemia no sangue após a refeição. Isso mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Além disso, a banana é uma fruta rica em potássio, um mineral que também auxilia a regular os níveis de açúcar no sangue. A deficiência de potássio pode afetar a sensibilidade à insulina, o que pode levar a um descontrole da glicemia. Por isso, é essencial manter uma dieta rica em potássio, que pode ser obtido a partir de alimentos como a banana, abacate, espinafre e batata-doce.

Banana com aveia regula o funcionamento do intestino

Para quem sofre com constipações, a banana com aveia é uma dupla que pode ajudar no problema devido à presença de fibras em ambos os alimentos. As fibras são fundamentais para a saúde intestinal, pois ajudam a aumentar o volume das fezes e a melhorar o trânsito intestinal. A aveia é uma fonte de fibras solúveis, que se dissolvem em água e formam um gel no intestino, ajudando a lubrificar as fezes e facilitando a eliminação.

Já a banana é rica em fibras insolúveis, que não se dissolvem em água, mas ajudam a aumentar o bolo fecal, evitando a constipação. Para obter esses benefícios, é importante consumir a banana com aveia de forma equilibrada e beber água suficiente durante o dia para ajudar na digestão.

Dupla auxilia a reduzir a pressão arterial

A banana com aveia pode ajudar na redução da pressão arterial, sim! Por conta do potássio presente nos dois alimentos, a combinação auxilia a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial.

No entanto, vale ressaltar que a banana com aveia deve ser consumida como parte de uma dieta equilibrada e saudável, e não como um único alimento responsável pela redução da pressão arterial.

Banana com aveia é um ótimo pré-treino

Se você busca uma fonte de energia rápida e saudável para o seu pré-treino, que tal investir na banana com aveia? A banana é uma fruta rica em carboidratos e potássio, que são nutrientes importantes para o fornecimento de energia durante o exercício físico. Já a aveia é uma fonte de carboidratos complexos, que são liberados mais lentamente no organismo e fornecem uma energia mais duradoura.

Só preste atenção, pois ambos os alimentos são fontes de carboidratos e podem fornecer um excesso de calorias se consumidos em grandes quantidades. O ideal é consumir banana com aveia cerca de 30 a 60 minutos antes do treino, combinado?