Beba muita água! 4 dicas para manter seu corpo hidratado
Muito se fala sobre a importância de bebermos bastante água diariamente. Mas, mesmo assim, muita gente esquece, durante a correria cotidiana, de tomar a quantidade correta que necessitamos para a saúde. Por isso, vamos apresentar quatro dicas, baseadas na dieta funcional, para sempre mantermos o organismo bem hidratado!
Primeiramente, devemos compreender que a água compõe cerca de 60% do nosso corpo, sendo determinante para as funções vitais do organismo. De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, a ingestão deve ser de 2,5 litros de água ao dia. Se dividirmos essa quantidade por 12 horas, a orientação de consumo é de um copo por hora (200 ml).
“No dia a dia perdemos líquidos sem perceber… Isso acontece na transpiração, nas fezes, na urina… Por isso, precisamos repor os líquidos perdidos, não só no verão ou em dias mais quentes, como também no inverno e nos dias mais secos. Normalmente, nós calculamos 35 ml de líquido por kg de peso por dia. Por exemplo, uma pessoa com 60 kg precisará de 2100 ml/dia de líquidos em geral”, explica a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila.
Dicas para manter a hidratação no dia a dia
– Procure deixar a água em local bem visível, como na mesa do trabalho, na mochila e/ou no carro, no criado-mudo;
– Coloque um alarme no relógio, no celular ou no computador, para lembrar que está na hora de se hidratar;
– Pessoas que costumam viajar de avião devem redobrar o cuidado com a hidratação, principalmente em voos mais longos, devido à pressurização das cabines.
– Quem tem dificuldade em ingerir água, o uso de alimentos ricos no líquido é uma boa opção. Inclua na sua dieta alimentos como frutas, sucos de frutas, verduras e legumes. É uma forma de consumir água sem perceber.
Água tem substitutos? Leia os rótulos!
A Dra. Adriana Lúcia ressalta que é preciso termos cuidado com as águas aromatizadas, já que podem conter açúcar: “A leitura do rótulo se faz obrigatória principalmente para os diabéticos, para quem está acima do peso e/ou com os triglicérides elevados (tipo de gordura no sangue). Outra questão é que algumas águas contêm mais sódio do que outras, sendo que seu consumo deverá ser controlado, pois o excesso de sódio sobrecarrega os rins e descontrola a pressão arterial, principalmente de quem já tem a hipertensão arterial (pressão alta)”, enfatizou.
Apesar disso, existem alguns outros substitutos que também podem ser usados para manter uma boa hidratação. Podemos usar água de coco, os chás – de preferência sem açúcar – sucos de fruta natural, leite ou iogurte, vitaminas de frutas e até mesmo as frutas em si como: melão, melancia, abacaxi, morango, kiwi, laranja, tangerina, uva, entre outras. Mas é importante lembrar que a água tem uma vantagem em relação as outras: é a única que não tem caloria.