Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Benefícios da kombucha: conheça 11 importantes
Taeq Indica 22/05/2024

Benefícios da kombucha: conheça 11 importantes

A kombucha é uma bebida energética gaseificada e conhecida como uma alternativa mais saudável aos refrigerantes e sucos industrializados. Se você quer conhecer todos os benefícios da kombucha, então siga conosco e entenda por que tomar kombucha pode ser uma boa opção, veja os mitos e verdades sobre o tema e por que, para os chineses, ela é conhecida como “elixir da saúde”. Acompanhe!

Quais são os benefícios da kombucha?

Rica em vitaminas e antioxidantes, essa bebida gaseificada tem diversas opções de sabor e contribui para o bem-estar e a disposição do corpo. Confira, a seguir, 11 benefícios da kombucha:

1.Ajuda a emagrecer

Nenhum alimento, por si só, emagrece. No entanto, é verdade que a kombucha tem propriedades que estimulam o funcionamento mais acelerado do metabolismo, o que acaba favorecendo a queima de calorias.
A kombucha também pode ser considerada uma bebida detox, que elimina as toxinas do organismo e desincha o corpo, causando a sensação de emagrecimento.

2.É um alimento probiótico

Kombucha é o resultado da fermentação de diferentes tipos de chá adoçados – regularmente são utilizados os chás preto ou verde para o seu preparo. É a fermentação desses chás que promove a sua característica probiótica – isto é, a presença de grande quantidade de lactobacilos vivos. Por isso, o alimento é um enriquecedor natural da flora intestinal. Quanto mais saudável a microbiota, mais forte está a saúde do corpo.

 Benefícios da kombucha para a saúde

3.É detox

Entre os benefícios da kombucha está o fato dela ajudar a repor os líquidos do corpo e possuir uma ação detox, pois elimina as impurezas e evita o surgimento de inchaços no corpo.

4.Melhora a saúde da pele

Você sabia que a kombucha é uma grande aliada para a saúde da pele? Ela tem um alto teor de antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem as células do corpo, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.
Ao consumir essa bebida durante o verão, por exemplo, a pele tende a ficar muito mais bonita e bem iluminada, o que é ótimo para valorizar o bronze.

5.Pode ser misturado em sucos e drinks

Que tal preparar drinks com kombucha, diferentes frutas (como limão, mirtilo e morango), folhas de hortelã e outras especiarias? É possível fazer misturas bem refrescantes e nutritivas – ricas em vitaminas do complexo B, C, fibras e minerais – e ainda hidratar o corpo, fortalecendo os sistemas imunológico e digestivo.

6.Dá energia

Outro benefício da kombucha é que ela funciona como importante estimulante energético, ajudando a diminuir a fadiga. A bebida contém ferro (proveniente do processo de fermentação), que é responsável por carregar o oxigênio entre as células, e também um pouco de cafeína, que ajuda a deixar o corpo e a mente mais despertos.

 Pode tomar kombucha todos os dias

7.Auxilia no trato urinário

Assim como outros alimentos detox, a kombucha tem propriedades diuréticas que influenciam o funcionamento dos rins positivamente.

8.Fortalece o sistema imunológico

Por ser uma bebida probiótica e com ação antioxidante (rica em vitaminas C, K e do complexo B), auxilia na imunidade do corpo, deixando o organismo menos suscetível a doenças.

9.Ajuda nas articulações

O colágeno é uma das proteínas mais importantes do nosso corpo, sendo responsável por formar pele, cartilagem, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. E a boa notícia é que nutrientes encontrados na kombucha, como as glucosaminas – que aumentam a produção do ácido hialurônico –, previnem a dor nas articulações e conseguem preservar justamente a produção do colágeno.

10.Auxilia na diminuição do índice glicêmico

Um dos benefícios da kombucha está atrelado ao auxílio da redução dos níveis de glicemia, já que a bebida previne picos de açúcar no sangue e diabetes.

11.Hidrata e refresca

Além de conter bactérias boas para o organismo, a kombucha é uma bebida rica em vitaminas, antioxidantes e sais minerais que ajudam a hidratar o organismo em dias mais quentes.

 Motivos para tomar kombucha

Pode tomar kombucha todos os dias?

Sim! Tomar kombucha todos os dias é ótimo para quem deseja ajudar a equilibrar a flora intestinal e, de quebra, desintoxicar o organismo, aumentar a saciedade e se sentir mais disposto ao longo do dia. Porém, a dica é não ultrapassar o consumo de 300 ml por dia, ok? Já que a bebida em excesso pode causar desconfortos digestivos.

Pode tomar kombucha de estômago vazio?

Sim. A kombucha pode ser consumida pela manhã, de estômago vazio. Dessa maneira, o corpo consegue aproveitar melhor as propriedades da bebida, com as bactérias vivas, até o final de todo o processo digestivo.
Além disso, o tônico natural também pode ser incluído na alimentação em outros horários ao longo do dia. Uma boa opção é ingeri-lo logo após as refeições, já que graças às suas enzimas, ele ajuda a melhorar o mal-estar digestivo.

Quem não pode tomar kombucha

Apesar de trazer diversos benefícios à saúde, a kombucha não é recomendada para todos. Devido às suas propriedades, a bebida não é indicada para pessoas que possuem:

  • doenças renais;
  • doenças hepáticas;
  • ou que estão com sistema imunológico enfraquecido (como aquelas que estão fazendo quimioterapia, por exemplo).

Além disso, por conter quantidades significativas de cafeína e álcool, a bebida também é contraindicada para mulheres grávidas, mulheres que amamentam e crianças.
Agora que você conhece todos os benefícios da kombucha, que tal incluí-la no seu dia a dia? A nossa dica é começar o dia de um jeitinho mais leve com uma kombucha de gengibre – com algumas rodelas de limão e gelo –, que possui uma ação termogênica da raiz. E para o pós-treino, investir na kombucha de uva ou na kombucha de tangerina, que tal?