
Caponata de berinjela: como fazer esse acompanhamento saudável
De origem italiana, a caponata de berinjela é uma receita bem temperada e colorida que costuma ser servida com pães e torradas. Ela funciona como um tipo de antepasto, um aperitivo mais refinado, sendo uma ótima opção para servir em eventos e festas, por exemplo. A melhor parte é que esse tipo de caponata ainda é bem nutritivo – fonte de vitaminas A, do complexo B, C, fibras e antioxidantes. Quer aprender como fazer caponata de berinjela de forma simples, usando ingredientes de qualidade? É só continuar lendo!
Receita de caponata de berinjela simples
Para fazer uma caponata de berinjela ainda mais saborosa e nutritiva, a nossa sugestão é usar os ingredientes orgânicos da Taeq – além de serem livres de agrotóxicos, eles têm um sabor bem acentuado, um alto teor de nutrientes e rendem preparos mais saudáveis.
Os temperos, por sua vez, são importantes para agregar aroma e deixam a caponata ainda mais saborosa. Por isso, uma boa dica é caprichar em ervas e especiarias de sua preferência. Veja a seguir a lista de ingredientes para esse preparo:
Ingredientes
– 3 berinjelas orgânicas Taeq
– 1 pimentão verde orgânico Taeq
– 2 cebolas orgânicas Taeq
– 4 dentes de alho orgânico Taeq
– ½ xícara de azeite extravirgem orgânico Taeq
– Salsa orgânica Taeq picada a gosto
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para começar, lave bem as berinjelas e as corte em tirinhas. Faça o mesmo com todos os pimentões (lembre-se de tirar as sementes) e com as cebolas. O ideal é que todos os vegetais estejam cortados de forma padronizada, em tiras de tamanhos semelhantes.
Em uma travessa retangular, coloque as berinjelas, o pimentão, as cebolas, os alhos picados e regue com metade do azeite. Adicione sal e outros temperos à gosto e misture bem. Leve para assar no forno preaquecido a 180°C por 50 minutos, mexendo preferencialmente a cada 10 minutos.
Passado esse tempo, adicione a salsa picada a gosto, ajuste os temperos se desejar e deixe no forno por mais uns 5 minutos. Depois, deixe esfriar, transfira a caponata para um outro refratário e adicione o restante do azeite. Misture bem e prontinho!
Vale destacar que o ideal é deixar a caponata na geladeira por pelo menos um dia para que ela fique geladinha e possa ser consumida como antepasto. Guarde em um recipiente com fechamento hermético, de preferência, e consuma em até 3 dias. Uma boa dica, inclusive, é servi-la com os snacks de grão-de-bico Taeq, que são crocantes, saudáveis e funcionam como excelentes aperitivos. Vale a pena experimentar!
Quais são os benefícios da caponata de berinjela?
Por ser feita com vegetais ricos em fibras, vitaminas A, do complexo B, C, flavonoides, carotenoides, gorduras boas e diferentes minerais (como ferro, potássio, cálcio e fósforo), a caponata de berinjela é considerada um prato bem saudável para consumir no dia a dia. Ela apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória, concede bastante saciedade (por ter um alto teor de fibras), auxilia no processo de digestão, faz bem para a saúde do cérebro, do coração e ainda é ótima para manter a imunidade em alta.