Carnaval no Brasil: Rio, Recife, Salvador… Veja 7 destinos para curtir a folia
Fevereiro é o mês do carnaval! E, durante esse período, o Brasil se torna um dos destinos mais procurados do mundo, não só por turistas estrangeiros, como pelos próprios brasileiros, em busca de diversão! De norte a sul do país é possível encontrar folia das mais variadas formas e culturas para ninguém deixar de curtir! Conheça os lugares mais tradicionais e requisitados para aproveitarmos os 4 dias de festa da maneira mais brasileira!
Apesar da maioria das pessoas associarem o carnaval unicamente às tradições do Brasil, essa festa popular é muito maior, de abrangência histórica, e tem sua origem, segundo estudos e pesquisas, na Antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma. O carnaval brasileiro, como conhecemos hoje em dia, nasceu durante o período colonial, a partir dos “entrudos”, uma festa de origem portuguesa e que na colônia era praticada pelos escravos.
A partir daí, o Brasil foi moldando a sua própria maneira de fazer carnaval. Primeiro surgiram os cordões e ranchos, depois as festas de salão, os corsos e, finalmente, as escolas de samba, blocos de rua, com suas marchinhas, enredos e outros ritmos musicais. As regiões norte e nordeste do país, trouxeram os afoxés, frevos e maracatus, que também passaram a fazer parte da nossa tradição cultural carnavalesca.
Alguns estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, são destaques pelos desfiles de escolas de samba e bloquinhos de rua. A Bahia e Pernambuco, primam por suas raízes culturais, enquanto cidades históricas de Minas Gerais, por exemplo, fazem misturas de festas em suas ladeiras de pedras. Felipe Martins, mestrando em turismo, indica, abaixo, 7 destinos incríveis para passarmos o carnaval esse ano e relata que alguns lugares se destacam pela diversidade cultural e energia das pessoas. Veja!
7 destinos para conhecer o carnaval do Brasil!
1 – Salvador: Para quem gosta de muita agitação, a Bahia é um destino certo, afinal, desde janeiro já é possível aproveitar o pré-carnaval. Segundo o profissional, é impossível falar do carnaval, sem citar Salvador: “Com os famosos trios elétricos, muito axé e agora todos os ritmos do Brasil são encontrados lá”, explica.
2 – Rio de Janeiro: Quem resiste à cidade maravilhosa nessa época do ano? “O carnaval do samba e das marchinhas. Com a Sapucaí para quem curte os desfiles das escolas de samba. E, na mesma sintonia, os blocos de rua crescem a cada ano, hoje existem mais de 400 espalhados por toda cidade, se eu não me engano”, analisa o turismólogo.
3 – Olinda: O conhecido município de Pernambuco também é marcado por muita festa e tradicionalidade nessa época do ano. “Sem dúvidas a energia marca o carnaval de Olinda, com o frevo e seus grandes bonecos. Esse carnaval se tornou um dos mais conhecidos no Brasil”, enfatiza Felipe Martins.
4 – Recife: Além das maravilhosas praias do nordeste brasileiro, Recife se destaca pela tradição cultural e o animado carnaval: “Quem curte o carnaval de Olinda, também pode curtir o carnaval de Recife que fica a mais ou menos 10 Km de distância. Tem muito bloco de rua e bem grandes, como os do Rio de Janeiro”, indica o profissional.
5 – Ouro Preto: Em fevereiro, a cidade história é palco de uma grande festa. Tem muita alegria, diversidade e festa para todos os gostos: “Ouro Preto é uma mistura de festas em repúblicas estudantis com carnaval de rua. Tem todos os ritmos, com muita gente jovem e muitos universitários costumam frequentar”, explica.
6 – Florianópolis: Embora seja uma festa recente na capital catarinense, “Floripa” se destaca pelas belas praias, pela diversidade cultural e também pela vasta gastronomia. Segundo Felipe Martins, a procura por esse destino tem crescido muito, principalmente por quem curte música eletrônica, que também ganhou destaque no carnaval.
7 – Porto Seguro: Assim como Salvador, Porto Seguro é diversão certa, o clima baiano é aconchegante e muito animado, tem festa para todas as idades. “Possui muita diversidade, muito “gringo” frequenta a cidade e também tem blocos de rua. Os moradores e turistas de Trancoso e Arraial D’Ajuda também se deslocam para Porto Seguro”, finaliza o turismólogo.