Comer pão dá gases? Entenda a azia causada pelo alimento
Você sabia que a formação de gases intestinais está diretamente ligada com os nossos hábitos alimentares? Consumir alimentos específicos (como pães e outros carboidratos) de forma exagerada, por exemplo, pode causar flatulência e outros desconfortos abdominais no dia a dia, como azia. Por isso, é muito importante ter uma alimentação equilibrada! Para que você entenda melhor esse assunto, nós preparamos uma matéria explicando por que pão dá gases e como amenizar esse tipo de problema. Confira!
Quais são os alimentos que dão gases?
Para quem não sabe, os gases intestinais são produzidos pela ação de bactérias presentes no trato gastrointestinal, que fermentam carboidratos não digeridos e, assim, causam inchaço e desconforto. Quando consumimos uma quantidade grande de alimentos com carboidratos, como pães, massas e alguns vegetais ou leguminosas, os gases tendem a ser formados no processo de digestão – isso porque eles não são devidamente quebrados no estômago e, quando chegam ao intestino, precisam ser metabolizados por bactérias que liberam gases durante o procedimento. Dentre os principais alimentos que causam gases, estão:
– Pães brancos ou integrais
– Macarrão
– Batata-doce
– Feijão
– Ervilha
– Lentilha
– Leites e derivados
Obs.: Alguns vegetais (como brócolis, repolho e couve-flor) também são alimentos que produzem gases. Isso porque eles têm alto teor de fibras e substâncias que não são bem digeridas no estômago e, por isso, acabam sendo fermentadas no intestino.
Por que pão dá gases e como amenizar o problema?
Por serem feitos com farinha de trigo (cereal rico em amido), os pães geralmente tendem a causar flatulência no intestino – principalmente quando consumidos em grande quantidade. Vale destacar, no entanto, que cada organismo reage de uma forma diferente – ou seja, nem todo mundo sofre com gases por conta do consumo de pães.
Para quem tem esse problema, por outro lado, uma boa dica é dar preferência para pães e outras massas sem glúten. Isso porque, muitas vezes, o glúten não consegue ser bem digerido pelo organismo, o que acarreta em gases, inchaço abdominal e desconforto.
Também é importante destacar que, para evitar ou amenizar a formação de gases, uma dica importante é mastigar bem e comer com calma. Afinal, os gases também são formados pelo ar que engolimos quando comemos muito rápido. Por isso, é importante que você tenha um maior controle com a dieta (diminua o consumo de pães, por exemplo) e ao mesmo tempo não se esqueça de mastigar e comer sem pressa.