Como fazer e consumir pasta de castanha de caju
A pasta de castanha de caju é perfeita para quem quer uma receita simples e com um sabor excepcional para incluir na rotina alimentar. Rica em nutrientes, a manteiga de castanha pode ser feita em apenas alguns passos e pede um único ingrediente. Além da praticidade no preparo, a pasta de oleaginosas é muito versátil na hora de combiná-la com outros alimentos. Agora você vai descobrir como fazer pasta de castanha de caju e as melhores maneiras de aproveitá-la no cardápio ao longo do dia!
Pasta de castanha de caju ajuda na diminuição de colesterol e equilíbrio da pressão arterial
A pasta de castanha de caju aproveita os diversos benefícios que a oleaginosa apresenta e oferece ao corpo muita energia! A manteiga é considerada uma ótima fonte de fibras, proteínas e gorduras saudáveis devido à composição da castanha de caju, o que promove uma sensação de saciedade, bem-estar e disposição para o corpo.
O ingrediente é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, já que influencia na diminuição do colesterol ruim e controla a pressão arterial, e também é um ótimo alimento para quem precisa fortalecer os ossos e o sistema imune. Maravilhoso, né?
Como fazer pasta de castanha de caju
Para saber como fazer pasta de castanha de caju fit, não tem mistério! Com um único ingrediente e 3 passos simples, você garante uma pastinha bem saborosa para combinar com o Biscoito de Arroz Integral com Linhaça Taeq! Olha só:
1. Torre 2 xícaras de castanhas de caju no forno para formar pasta de oleaginosas
Antes de começar o preparo da manteiga de castanha, deixe 2 xícaras de chá de castanha de caju natural orgânica Taeq de molho de um dia para o outro ou por aproximadamente 8 horas a fim de se livrar dos antinutrientes presentes na oleaginosa. Feito isso, descarte a água e distribua as castanhas em uma assadeira. Leve os ingredientes crus ao forno médio por uns 10 minutos até que fiquem levemente torrados. Atenção para não queimar, hein!
2. Triture os vegetais no liquidificador até formar manteiga de castanha de caju
Depois de desligar o forno, deixe as castanhas esfriarem um pouco e leve-as ao processador ou liquidificador. Apenas aproveitando o óleo natural que os próprios ingredientes liberam, você deve triturar os vegetais até que formem uma mistura uniforme e cremosa. Essa etapa exige um pouco de paciência, mas é garantido! Caso queira dar mais sabor à pasta de castanha de caju, acrescente uma pitada de sal durante o processo.
3. Armazene pasta de castanha de caju em pote hermético por até 3 meses na geladeira
O bom armazenamento faz toda a diferença no consumo da manteiga de castanha de caju! Assim que a receita estiver pronta, você deve guardar a pasta de oleaginosa em um pote hermético. A validade do alimento varia de acordo com a forma de conservação: você deve consumi-lo em até 1 mês caso opte por deixar a manteiga de castanha em temperatura ambiente, ou até 3 meses se ela for guardada na geladeira. Fácil, né?
Pasta de castanha: descubra como consumir alimento
A pasta de castanha de caju é muito prática e versátil, o que a torna um alimento muito fácil de combinar na hora de comer! Você pode aproveitar essa manteiga de castanha com frutas, como banana, ou no preparo de vitaminas no café da manhã ou lanche da tarde. Invista na combinação com Torrada Integral com Soja e Cálcio Taeq!
É uma ótima opção de recheio para pães em uma alimentação pré treino, pois garante saciedade e energia para o corpo. Também dá para usar a pasta de castanha para temperar saladas e incrementar o sabor do acompanhamento. Se você gosta de doces, aproveite a manteiga para rechear bolos e garantir uma sobremesa mais saudável. Só tome cuidado com excessos, pois ela pode ser bem calórica se ingerida em grandes quantidades!