Como guardar alimentos na geladeira?
Para garantir que os alimentos fiquem conservados e livres de contaminações, é preciso tomar alguns cuidados além de olhar apenas o prazo de validade. A forma de organizá-los nas gavetas e prateleiras da geladeira também é um critério importante para deixar a comida segura de contaminação. A geladeira não conserva um alimento para sempre, mas consegue retardar o processo de proliferação de bactérias graças à baixa temperatura.
Segundo a nutricionista Adriana Kachani, o ideal na hora de acomodar os alimentos é separá-los por andares. As gavetas são reservadas para a conserva dos legumes, já que um ambiente muito frio pode acabar queimando esses vegetais. Nas portas, o melhor é colocar os produtos “lacrados” como água, suco, refrigerante e cerveja. Já na prateleira superior, o ideal é que se conserve menor quantidade de alimentos e produtos pequenos, para que não vedem a passagem do ar frio.
Para as carnes, o certo é que elas fiquem no freezer por precisarem de temperaturas ainda mais baixas. Os alimentos enlatados, uma vez abertos, também devem ser colocados na geladeira. Depois de serem higienizados, têm que ser transportados para outra embalagem que não seja a lata. Nessa situação, o melhor é que sejam usados potes de vidro ao invés de plástico. Isso porque eles são mais fáceis de serem higienizados, e não deixam que haja contaminação por cheiro ou gosto de outros alimentos guardados. Mas deve-se evitar ao máximo que os potes de vidro tenham tampas de metal. Esse material pode acabar enferrujando e afetando a comida.
Aprenda a manusear os alimentos
Em questão de praticidade, a melhor opção é lavar as folhas e vegetais e cortar as frutas logo após chegar das compras. Isso ajuda muito para que não haja trabalho na hora de preparar uma salada ou lanche mais saudável. No entanto, há um ponto negativo em lavar e cortar os alimentos. As bactérias preferem ambientes úmidos, por isso o tempo de conservação desses alimentos após todo esse processo inicial é menor. O certo seria cortar e lavar antes do consumo e deixar os alimentos embalados a vácuo. A nutricionista também ressaltou que nada deve ficar em contato direto com a geladeira. O sistema “frost free” delas pode acabar queimando os alimentos. Por isso, tudo deve ficar corretamente armazenado.