Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça o breaking, dança que faz parte dos Jogos Olímpicos da Juventude
Movimente-se 18/11/2020

Conheça o breaking, dança que faz parte dos Jogos Olímpicos da Juventude

Criado no Bronx, na cidade de Nova York, durante os anos 70, o breaking (ou breakdance) é um estilo de dança de rua que faz parte da cultura do Hip Hop – nascido e praticado nas comunidades afro-americanas e latinas. Mas se engana quem pensa que o breaking surgiu apenas como um novo tipo de dança! O estilo, na verdade, tinha (e ainda tem) grande relevância social, política e cultural, funcionando como manifestação artística de resistência. Bem interessante, né? Atualmente, o breakdance é praticado no mundo todo e até faz parte dos Jogos Olímpicos da Juventude. Quer aprender mais sobre esse estilo de dança? É só continuar lendo!

Como funciona o breaking?

O breaking é um estilo de dança que envolve muitos giros, saltos, acrobacias – exigindo certo preparo muscular -, geralmente sendo disputado em círculos, nos quais os b-boys e b-girls (como são chamados os dançarinos de breakdance) se apresentam um a um. Esse estilo de dança é dividido em quatro fundamentos básicos:

1. Top rock: consiste basicamente na introdução à dança. Ou seja, é a entrada do b-boy ou b-girl no círculo, sendo considerado fundamental para apresentar o estilo do dançarino.

2. Foot work: é considerada por muitos a parte mais importante, pois é nesse momento que o breaker (dançarino) envolve o público com os movimentos e apresenta seu estilo no círculo.

3. Freeze: consiste no momento de “congelamento” do breaker, quando ele paralisa em uma pose específica por alguns segundos. Esse é o momento de encerramento e saída do dançarino em questão.

4. Power move: consiste nos movimentos mais acrobáticos e desafiadores do breaking, que exigem bastante habilidade e treino. Os power moves foram introduzidos no breaking a partir da década de 80 e, atualmente, são realizados em diferentes momentos da apresentação.

A grande proposta do breaking é dançar seguindo o ritmo da música e, ao mesmo tempo, demonstrar autenticidade, criatividade e habilidade para realizar os movimentos. As batidas mais usadas no breaking são as de Hip Hop, Funk, Soul, Jazz e até mesmo um pouco do ritmo latino.

Como são realizadas as competições de breakdance?

Existem inúmeras competições de breaking que ocorrem ao redor do mundo, sabia? O estilo de dança ficou tão conhecido que, em 2018, passou a fazer parte das categorias de esportes dos Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) – evento internacional multidesportivo que teve a sua primeira edição em 2010, na cidade de Singapura. Por ter grande visibilidade e relevância, o breakdance também está sendo cotado para entrar na lista de esportes dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. Interessante, né?

Os torneios de breaking geralmente ocorrem da seguinte maneira: os breakers se apresentam (individualmente ou em equipe) de frente para um painel de jurados. No final de cada rodada, cada um dos jurados levanta uma plaquinha com o nome do vencedor. Quem recebe mais votos, avança para a próxima etapa. Esse esquema é feito até restarem dois dançarinos (ou duas equipes) que disputam uma final pelo prêmio. Vale destacar, ainda sim, que cada torneio varia um pouco quanto ao sistema de apresentação e pontuação.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre sobre o breaking? Esse estilo de dança pode ser uma alternativa mais divertida para quem não gosta de praticar exercício físico, mas quer se manter saudável e em forma. A boa notícia é que você não precisa fazer passes ou movimentos tão mirabolantes para dançar. Experimente uma aula de breaking para iniciantes que vale super a pena!