Dos alimentos para anemia, carne vermelha é essencial? Veja como tratar a doença
Quando se trata de manter o organismo fortalecido – sem nenhuma deficiência nutricional -, é muito importante buscar uma dieta equilibrada, incluindo diferentes grupos alimentares. A carne vermelha, em especial, é fonte de proteínas, vitaminas e minerais indispensáveis – sendo comumente indicada para prevenir ou ajudar no tratamento de anemia. Mas apesar de ser bem nutritiva, será que ela é realmente essencial na dieta de pessoas anêmicas? Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Nicolle Venturi, que falou mais sobre como tratar anemia de forma adequada e as principais vantagens nutricionais da carne vermelha. Confira!
Afinal, carne vermelha é indispensável para tratar anemia?
De acordo com a nutricionista Nicolle Venturi, a carne vermelha se destaca principalmente por fornecer vitamina B12 (nutriente encontrado apenas em alimentos de origem animal). Por isso, ela acaba sendo bem relevante para prevenir a anemia perniciosa.
“Todas as carnes possuem boas quantidades de vitamina B12. No entanto, as vísceras (como fígado, coração, língua e rim) são as principais fontes do nutriente. Uma peça de 100 g, por exemplo, possui 70,58 mcg de vitamina B12, sendo que a recomendação diária varia entre 0,4 a 3 mcg (dependendo da idade e fase da vida). Para preparar, o ideal é apostar em receitas de carne grelhada, assada, cozida ou ensopada. As frituras devem ser evitadas”, recomenda a especialista.
Apesar de afirmar que a carne vermelha traz benefícios à saúde, a nutricionista destaca que ela não é essencial para tratar o tipo mais comum de anemia – pois, na maioria dos casos, o tratamento deve ser feito com suplementação. Ainda assim, a profissional destaca que o ideal é ter sempre uma dieta completa (incluindo também vegetais) para evitar qualquer tipo de desequilíbrio nutricional.
“Quando a anemia é diagnosticada, é necessário suplementar corretamente! O consumo de carne vermelha não é fundamental, porém é necessário ter uma alimentação equilibrada em todas as fases da vida para evitar deficiências nutricionais”, complementa Nicolle.
Carne tem ferro e pode funcionar como suplemento para combater anemia?
As carnes vermelhas de uma forma geral são fontes de ferro e vitamina B12 – dois nutrientes que, caso estejam em falta no organismo, causam anemia (ferropriva e perniciosa, respectivamente). Por isso, as carnes tendem a ser relevantes quando se trata de manter o organismo bem nutrido. No entanto, a nutricionista destaca que o alimento não pode ser considerado um suplemento para combater anemia – mas sim um complemento alimentar que ajuda a prevenir possíveis carências nutricionais.
“Em relação ao ferro, para ingerir 30 mg, por exemplo, seria necessário comer 1,3 kg de carne bovina em um dia. Ou seja, esse alimento não é tão necessário quando se trata do mineral. Os alimentos de origem vegetal também possuem ferro, só que em uma forma diferente – para ser melhor absorvido, basta consumir junto uma fonte de vitamina C (frutas cítricas, por exemplo). Por isso enfatizo a importância de ter uma alimentação variada sempre, com leguminosas, cereais, legumes, verduras e frutas”, finaliza a profissional.