Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Endorfina, serotonina, dopamina… aumente os hormônios da felicidade com dieta
Guia Culinário 12/01/2023

Endorfina, serotonina, dopamina… aumente os hormônios da felicidade com dieta

Já ouviu falar em endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina? Eles são considerados os hormônios da felicidade e podem ser “ativados” no nosso organismo por meio de alguns hábitos. Além da prática de exercícios físicos e de ter uma boa rotina de sono, algo que influencia bastante nos níveis de serotonina e demais hormônios, é a alimentação. Sim, é isso mesmo: comidas gostosas e alguns componentes específicos presentes em certos alimentos atuam diretamente na nossa sensação de bem-estar, prazer e felicidade.

Então como estimular endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina? Como a nossa dieta pode aumentar os hormônios da felicidade no nosso corpo? Se você quer começar o ano com uma alimentação de qualidade e, ao mesmo tempo, que te proporcione prazer, reunimos algumas dicas para te ajudar. Veja só!

Alimentos ricos em triptofano aumentam a serotonina

A serotonina é conhecida como o hormônio da felicidade. Esse neurotransmissor é responsável por regular as emoções e manter o humor mais tranquilo, eliminando sensações “ruins” como tristeza e ansiedade. Portanto, é importante manter os níveis de dopamina e serotonina sempre altos e estáveis no organismo. Mas como fazer isso?

A principal dica para aumentar a serotonina é optar por alimentos que contêm triptofano, um aminoácido que funciona como um estimulante natural do hormônio e combate quadros de insônia, depressão e fadiga. Algumas opções são incluir cacau, banana, aveia, linhaça, peixes (como salmão e atum), ovos e oleaginosas (como castanhas e nozes) na sua dieta. Além disso, leguminosas (especialmente lentilha e feijão azuki) também são excelentes para fornecer serotonina.

Uma possibilidade, inclusive, é reunir vários desses ingredientes em uma receita, como fazer uma vitamina de banana Taeq com cacau, aveia e nuts Taeq. Ah, e quando bater a vontade de comer um docinho, chocolates do tipo meio amargo são os mais indicados para deixar a serotonina lá em cima!

Pimenta, aveia e chocolate estimulam a produção de endorfina

A endorfina é o hormônio do prazer. Ela é produzida no organismo pela hipófise e é liberada no sangue junto com outros hormônios, amenizando o estresse, ansiedade e depressão. Para aumentar o nível de endorfina e serotonina no organismo, basta incluir os alimentos certos no cardápio!

Comidas mais apimentadas, por exemplo, costumam contribuir com a produção de endorfina. A pimenta possui um composto químico chamado “capsaicina” que, além de dar aquela sensação de ardência, também é responsável por estimular o cérebro a liberar endorfina. Além dela, a aveia é um tipo de cereal que é fonte de fibras alimentares e também auxilia na produção do hormônio; assim como alimentos que são fonte de ômega 3, como a semente de chia Taeq.

Para completar, uma outra opção que serve para aumentar a endorfina e serotonina simultaneamente é o chocolate. Nesse caso, é importante destacar que quanto mais amargo for o chocolate, melhor, pois a quantidade de cacau é maior nesses produtos.

Dopamina: como aumentar o hormônio com a alimentação?

Muitas pessoas se perguntam como aumentar a dopamina. Uma das melhores maneiras de fazer isso é bebendo bastante água e apostando nos alimentos que estimulam a produção do hormônio do bem-estar. Isso significa ficar longe de alimentos ultraprocessados ou muito gordurosos, que podem causar um estresse oxidativo, diminuir a imunidade e inibir a produção de dopamina e serotonina.

Por outro lado, você pode incluir algumas opções que elevam a sensação de prazer e bem-estar no seu cardápio. Geralmente, alimentos ricos em proteína – como peixes, carnes magras, folhas escuras e leguminosas – estimulam a produção de dopamina no organismo. Além disso, o hormônio também pode ser encontrado em maior ou menor quantidade em frutas como abacate Taeq, laranja, banana Taeq e tomate.

Ocitocina tem mais a ver com o momento da refeição do que com os alimentos em si

É claro que manter uma alimentação equilibrada faz toda a diferença nos níveis dos hormônios da felicidade. Quem inclui grãos de quinoa Taeq em uma ou mais refeições consegue aproveitar todos os benefícios dos cereais e, ao mesmo tempo, manter o humor estável e equilibrado. Mas sabia que um outro cuidado importante é justamente com a hora de comer?

A ocitocina é conhecida como o hormônio do amor. Embora não seja possível estimular sua produção com alimentos específicos, uma maneira de garantir a ocitocina no organismo é mantendo o contato com pessoas queridas – e um almoço de domingo com a família ou um jantar especial ao lado de quem você ama é excelente para isso.