Equilíbrio com a natureza: Defina o corpo praticando Stand Up Paddle
Em nossa incessante busca de paz, saúde e equilíbrio no dia a dia, o esporte é um dos principais meios de alcançar a sonhada qualidade de vida. E se essa atividade for praticada em contato direto com a natureza, melhor ainda. É por esse e outros motivos que o Stand Up Paddle (SUP) virou mania nas praias brasileiras. A modalidade, que é relativamente nova no país, ganha cada vez mais adeptos e interessados.
Durante os dias, principalmente nos finais de semana, a vista das praias brasileiras ganharam um novo ingrediente de beleza: os praticantes do Stand Up Paddle remando em cima de suas pranchas. Mais simples para se aprender do que a maioria dos esportes praticados no mar, a atividade chama a atenção e a curiosidade principalmente de idosos, crianças e mulheres. Pensando nisso, o professor Luiz Kid, criou uma “escolinha”, em Niterói-RJ, para as pessoas conhecerem e ingressarem no esporte.
“O Stand Up abriu um leque de possibilidades para quem sonhava em praticar algum esporte no mar. Eu costumo dizer que o SUP é um dos esportes mais democráticos que existe. Qualquer pessoa pode praticar. Muita gente tem medo de fazer esporte marítimo, pois acham que não vão conseguir, como o surfe ou o boadyboard, e veem no Stand Up uma maneira mais viável”, disse o instrutor, que prática o esporte há cinco anos.
“Eu sempre surfei, mas quando descobri o Stand Up me fascinei. Na época não tinha ainda visto o esporte aqui no Brasil. Só fui conhecer no Rio de Janeiro e achei que seria um lugar perfeito para a prática. Temos praias com as condições ideais e por isso resolvi trazer esse esporte para cá. No início as pessoas tinham muita dúvida, curiosidade, mas agora todos me procuram já com o pensamento de iniciar”, declarou.
Esporte bom é para todas as idades
Casal praticante de SUP dá exemplo de equilibrio
Sobre o SUP – O Stand Up Paddle é um esporte originário do Havaí. Apesar de ser novidade no Brasil, essa atividade é tão ou mais antiga do que o próprio surfe. Excelente opção de condicionamento físico, fortalecendo os músculos do braços, pernas, abdômen, além de melhorar o equilíbrio, a modalidade também tem caráter competitivo. Exitem competições de SUP ao redor do mundo, nas modalidades “travessia” e “ondas”. O SUP tem a facilidade de poder ser praticado tanto no mar, como nas águas rasas de baías, lagos, rios, e as lagoas.