Espinheira-santa: para que serve, benefícios e como fazer o chá
Nativa da região Sul do Brasil, a espinheira-santa é uma planta medicinal conhecida por auxiliar no tratamento de gastrite e outros problemas do trato digestivo. Ela tem propriedades antissépticas, cicatrizantes e é ótima para o preparo de chás. Quer aprender mais sobre essa planta? Nós preparamos esse artigo falando sobre os benefícios da espinheira-santa e seus possíveis usos na cozinha. Confira!
O que é espinheira-santa e para que serve?
O grande diferencial é que suas folhas são fontes de diferentes substâncias terapêuticas, tais como os polifenóis (importantes antioxidantes) e triterpenos (compostos usados em medicamentos).
Por ter forte ação antioxidante, essa planta ajuda a fortalecer a imunidade, previne o envelhecimento precoce e auxilia a desintoxicar o organismo no dia a dia. Por isso, é muito indicado preparar chás terapêuticos a partir de suas folhas.
Qual é o efeito da espinheira-santa no estômago?
É indicada para tratar gastrite, azia, úlcera no estômago e amenizar possíveis dores no trato digestivo. Isso porque ela tem propriedades antissépticas, cicatrizantes, anti-infecciosas, antioxidantes (de proteção celular) e contribui com a redução da acidez gástrica.
Por isso, caso o objetivo seja diminuir a sensação de queimação no estômago e amenizar dores, uma boa dica é apostar no chá de espinheira-santa.
Quais são os benefícios da espinheira-santa?
São diversas propriedades que trazem vantagens para a saúde. Conheça algumas delas:
1. Diurética e laxativa
As folhas da espinheira-santa têm propriedades diuréticas e laxativas, que ajudam a eliminar as toxinas do organismo através da urina e também são ótimas para quem tem prisão de ventre, pois auxiliam no funcionamento intestinal.
2. Analgésica
Por ser fonte de triterpenos, a espinheira-santa cumpre ação analgésica, diminuindo significativamente desconfortos no estômago, no intestino e também na pele.
3. Carminativa
Ou seja é um ótimo remédio natural para aliviar os gases.
4. Antimicrobiana
As folhas possuem também substâncias antimicrobiana – como maitenina e friedelina. Assim, elas podem ser usadas para combater algumas bactérias que causam infecções:
- urinária;
- pulmonar;
- óssea;
- gengivas;
- pele.
Como preparar chá de espinheira-santa?
Preparar o chá de espinheira-santa é algo bem simples:
- em uma leiteira, esquente 500 ml de água;
- quando ferver, desligue o fogo;
- coloque três colheres de sopa com folhas da planta;
- tampe a leiteira e deixe em infusão por pelo menos cinco minutos;
- depois, basta coar e beber.
Você também pode fazer compressas quentes com chá de espinheira-santa para tratar possíveis lesões ou inflamações (como acnes), acelerando o processo de cicatrização.
Quem não pode tomar o chá de espinheira santa?
É contraindicado para:
- crianças com menos de 12 anos;
- pessoas que tenham alergia à planta;
- grávidas – o chá pode causar contrações uterinas e aborto;
- mulheres que estejam tratando a infertilidade;
- lactantes – a bebida pode reduzir a produção de leite materno.
Quais são os outros chás ajudam no processo digestivo?
Você também pode fazer o chá com outras plantas para ajudar no seu processo de digestão. Algumas opções são:
- boldo;
- gengibre;
- hortelã;
- chá-verde;
- erva-cidreira;
- sálvia;
- abacaxi;
- menta.
O chá de espinheira-santa é realmente maravilhoso, não é mesmo? Com diversas propriedades, pode trazer muitos benefícios para a saúde.
Porém, mesmo sendo um remédio natural, as folhas não substituem nenhum tratamento médico. Por isso, antes de começar a tomá-lo, atenção! É importante consultar um médico ou nutricionista para saber qual é a forma mais indicada de cuidar das suas dores. Combinado?