7 motivos para consumir mais chá no seu dia a dia
O chá é uma bebida milenar cheia de benefícios que ganhou espaço no coração e na rotina de diferentes culturas ao redor do mundo. Toda essa popularidade não é à toa, né? Além de ser uma bebida saborosa e reconfortante, os chás naturais são ótimos para quem busca uma vida saudável de verdade. Em resumo: desde a redução do risco de doenças crônicas até o combate ao estresse, não faltam motivos para reforçar o quanto consumir mais chá pode ser uma excelente escolha para sua rotina alimentar. Quer ver só? A seguir, confira pelo menos 7 razões pelas quais você deveria considerar adicionar o chá ao seu dia a dia!
1. O chá ajuda a manter o corpo hidratado
Já reparou como o chá é composto basicamente de água? Logo, ele pode ser um ótimo aliado para manter a hidratação em dia! Ao optar por essa bebida, você consegue repor os fluidos do corpo e, de quebra, ainda pode aproveitar as propriedades da erva ou fruta escolhida. No entanto, fica a dica: se for usar o chá para se manter hidratado, opte pelas opções de chá com baixo ou nenhum teor de cafeína, como os chás de camomila, maçã e erva-doce, por exemplo.
2. Alguns tipos de chá ajudam no relaxamento e combate ao estresse
Chá de valeriana, chá de camomila, chá de passiflora (maracujá), chá de hortelã… sabe o que todos esses têm em comum? Eles ajudam a relaxar corpo e mente, podendo aliviar sintomas de estresse e ansiedade em poucas horas! Isso porque alguns tipos de chá contam com compostos calmantes e/ou relaxantes, amenizando a agitação física e mental. Mas atenção, eles não substituem o tratamento médico, ok?
3. O chá tem pouquíssimas calorias e é um aliado da dieta
Por ser composto basicamente de água e ervas, sem adição de açúcares ou gorduras, o chá é uma bebida naturalmente baixa em calorias. Mas é baixa mesmo, viu? Chega a 0 kcal, dependendo do tipo e forma de preparo. E se quiser usar a bebida como aliada da dieta, além das baixas calorias, alguns chás naturais ainda podem ajudar a acelerar o metabolismo e a queima de gordura, como no caso do chá verde, por exemplo, graças à presença de compostos bioativos chamados catequinas.
4. Chás naturais são ricos em antioxidantes
Antioxidantes são compostos que protegem as células do corpo contra danos causados pela poluição, radiação, estresse e maus hábitos como o tabagismo – por isso, são muito importantes para a saúde. E a boa notícia é que chás naturais são ótimas fontes dessa substância! As catequinas e polifenóis, tipos de antioxidantes bem comuns nessa bebida, ajudam a proteger o corpo da ação de radicais livres e a diminuir o risco de doenças crônicas, como câncer, problemas no coração e até mesmo Alzheimer.
5. Chá pode ter efeito diurético no nosso organismo
Se você sofre com retenção de líquidos e inchaço, vai gostar de saber que alguns chás ricos em cafeína, ou teofilina têm efeito diurético no organismo e podem estimular a eliminação de líquidos pelo corpo! É o caso de opções como o chá verde ou de hibisco, por exemplo, que são conhecidos por ajudar quem sofre com edemas ou até mesmo hipertensão. Mas vale lembrar que o consumo de chás para essa finalidade deve ser acompanhado da ingestão adequada de água, ok? Assim, será possível manter o bom funcionamento do corpo e dos rins.
6. O chá pode ajudar na digestão após refeições
Tomar uma xícara de chá após as refeições pode melhorar a digestão já que acalma o sistema nervoso e estimula a produção de enzimas digestivas. Alguns tipos de chá, como o de hortelã, ajudam a quebrar os alimentos mais rapidamente, sabia? Além disso, vale dizer que alguns compostos encontrados em chás, como os polifenóis, têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam ainda mais no processo da digestão.
7. Existem diferentes tipos de chás e formas de consumo
Por fim, a maior e melhor razão para mais chás na rotina é que existe uma variedade enorme de sabores, possibilidades e benefícios que essa bebida pode trazer! O chá pode ser consumido quente ou gelado, puro ou com açúcar, com ou sem leite, junto a frutas… não faltam maneiras de inseri-lo no dia a dia! Tudo que você precisa é experimentar e encontrar o seu tipo de chá preferido na forma de consumo que mais gostar – e essa é a parte mais saborosa do processo!