Esportes aéreos: 5 atividades de voo livre para quem não tem medo de altura!
Quem nunca sonhou em voar? Bater as asas da imaginação, cruzando os céus e horizontes, para sentir o prazer do vento atenuado no rosto e o corpo totalmente livre de tudo que nos prende à vida… Tudo isso pode ser poético, mas também é motivo de uma busca histórica e incessante do ser humano. Tanto que inventamos transportes, como aviões e helicópteros, que planam e sobrevoam os quatro cantos do mundo com total segurança e conforto. Mas, para aqueles mais corajosos e que buscam desafiar os limites da gravidade bem distante do chão, alguns esportes aéreos são perfeitos aos que amam estar com a adrenalina a mil ou querem vencer o sempre temido medo de altura.
Quem é intenso e vive à flor da pele no dia a dia sabe que é difícil resistir a uma desafiadora aventura. Por isso, esportes aéreos, como asa delta, paraquedismo, parapente e balonismo, por exemplo, são opções radicais cada vez mais procuradas. De acordo com Odilon Borges Júnior, instrutor e piloto há 22 anos, contudo, ao escolher a atividade desejada, é necessário estar atento a alguns cuidados:
“Procure um profissional qualificado, escolas credenciadas, já que assim você não corre tanto risco de pegar uma pessoa desqualificada para poder exercer a atividade. Esteja atento à base de segurança, se está dentro das regras, se possui os treinamentos específicos e as habilitações necessárias”, alerta o instrutor, indicando, abaixo, os esportes aéreos mais praticados pelas pessoas. Confira!
Quais são esportes aéreos mais procurados e seguros?
1 – Parapente: Semelhante ao paraquedas, o esporte radical é um voo livre, que pode ser utilizado para recreação e até competição. O piloto é responsável por controlar a direção do voo e analisar as condições climáticas.
2 – Asa delta: Uma das mais procuradas modalidades é a que mais se assemelha ao voo dos pássaros. É possível voar por quilômetros de distância, passando por nuvens, sobrevoando o mar e até montanhas.
3 – Balonismo: Quem nunca sonhou em passear por aí em um balão? O balonismo é um esporte praticado com o balão de ar quente e também traz a sensação de estar pertinho do céu. Para quem tem medo de altura, o balonismo pode trazer mais segurança.
4 – Planador: Também conhecido como voo a vela, o planador não possui motor e depende das condições da natureza para se manter no ar. Além disso, o piloto deve sempre atentar-se ao clima e direção do vento para voar.
5 – Paraquedismo: Parece loucura, insanidade, pular do avião a 12 mil pés, 200 Km/H, chegando ao chão em 50 segundos, não é? Mas, dentre os esportes aéreos, a queda livre é uma das atividades mais procuradas por iniciantes. O fato é que, apesar de todo aparente perigo, a pratica é muito segura, tanto que, normalmente, a grande maioria dos que se arriscam nessa aventura acabam repetindo mais vezes.
E o medo de altura? Como lidar?
Segundo Odilon Jr, o medo durante a prática uma superação diária, principalmente para os pilotos e instrutores que muitas vezes têm medo de altura também: “Eu sou um dos pilotos que têm. O medo está ligado com a referência e quando você está muito longe do chão, você perde a referência e parece que está vendo uma maquete. Eu me sinto muito confortável voando, mas em um prédio alto, por exemplo, ou numa montanha, eu fico com medo. E para perder o medo, é você realmente ter essa vontade de tentar”, ressaltou o profissional, reiterando a superação, autoestima, confiança e sentimento de llibertação que essas atividades trazem:
“A superação para quem voa, é todos os dias, você está no alto, você tem um certo conforto, mas o medo está ali, então é uma superação diária”, destaca.
Restrições – Para o instrutor, que já praticou os esportes com idosos, crianças e portadores de necessidades especiais, não há restrições nos vôos, apenas os cuidados naturais com a prática.
* Odilon Borges Júnior disponibiliza sua página no Facebook e seu telefone para contato e outras informações: (21) 98004-6914