Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Fit Dance: o que é e quais os benefícios? Saiba mais sobre esse exercício!
Movimente-se 21/10/2020

Fit Dance: o que é e quais os benefícios? Saiba mais sobre esse exercício!

Você já ouviu falar no Fit Dance? A modalidade que transformou as aulas de dança na academia e vem conquistando milhares de adeptos ao redor do mundo através de videoaulas na internet pode ser uma boa alternativa para quem não gosta de praticar os exercícios mais tradicionais.

Quando se trata de um momento de lazer e diversão, a prática une duas características que aproximam o público: uma playlist de músicas animadas – geralmente conhecida pela maioria das pessoas – e um instrutor que dita uma coreografia, misturando diferentes estilos de dança. Para entender melhor sobre essa modalidade e conhecer as suas vantagens, nós conversamos com o professor de ritmos Leandro Rocha.

Modalidade não possui ritmos específicos

Com uma mistura de axé, sertanejo, funk, pagode e músicas latinas, a modalidade reúne diferentes estilos musicais para enriquecer ainda mais a dança e criar empatia com o público.

“O Fit Dance não tem ritmos certos, ele reúne as músicas que fizeram sucesso nos anos 2000 e que fazem sucesso hoje em dia, independentemente da origem – como pagode, funk, sertanejo, axé, internacionais e músicas latinas”, afirma Leandro.

A prática, além de ser divertida, estimula o corpo a se mexer através de movimentos coreografados, melhorando o condicionamento físico e proporcionando momentos de lazer.

Prática ajuda a cuidar do corpo e da mente

Uma das principais vantagens do Fit Dance é a sensação de bem-estar e de prazer ao aprender passos de danças e movimentos novos. Assim, a prática ajuda a cuidar do corpo e da mente, estimulando a memória, a autoestima, o bom humor – relacionado à liberação do hormônio da endorfina – e o emagrecimento saudável, tendo em mente que a dança propicia gasto calórico por ser uma atividade aeróbica.

O Fit Dance também estimula a parte cardiovascular do nosso organismo, que acaba sendo exercitada durante a dança. E, assim como outras atividades, praticar a modalidade pode melhorar a postura, fortalecer os músculos do corpo e aprimorar a coordenação motora. De acordo com o professor de ritmos Leonardo Rocha, “a intenção é levar saúde, bem-estar e qualidade de vida”.