Ginástica rítmica infantil: 4 vantagens para o desenvolvimento das crianças
Você sabia que a ginástica rítmica infantil pode ser um ótimo exercício para o desenvolvimento das crianças? Capaz de estimular a coordenação motora, corrigir más posturas e desenvolver outras habilidades corporais importantes, como a flexibilidade e o equilíbrio, o esporte possui elementos característicos do balé e da dança que, quando combinados com aparelhos próprios da modalidade, como fitas, cordas, bolas e arcos, reúnem diversas vantagens para o desenvolvimento infantil. Aqui, nós destacamos algumas delas – confira a matéria!
1. Equilíbrio e flexibilidade
Conhecidas como duas habilidades extremamente importantes para o desenvolvimento corporal, o equilíbrio e a flexibilidade estão diretamente relacionados a alguns dos movimentos mais básicos do nosso corpo. O simples ato de se manter de pé, sem titubear, por exemplo, já demonstra a importância desses movimentos.
Mas para aperfeiçoá-las é preciso praticar exercícios (ou esportes) que trabalham com técnicas de alongamentos e com o peso do próprio corpo, como a ginástica rítmica. A modalidade infantil faz com que as crianças melhorem a flexibilidade do corpo de maneira gradativa, desenvolvam uma força muscular e mantenham a postura ereta – evitando problemas na coluna a longo prazo.
2. Coordenação motora
Além de estimular o equilíbrio e a flexibilidade das crianças, a ginástica rítmica infantil também trabalha com a habilidade de coordenação motora, que permite que a criança consiga dominar melhor o corpo no espaço, controlando os movimentos mais bruscos e estimulando o desenvolvimento neuropsicomotor infantil.
3. Concentração
Praticar ginástica rítmica infantil também exige muita concentração e foco! Afinal, as atividades físicas em geral possuem um papel fundamental nesse tipo de habilidade. Elas precisam estimular a memória para desenvolver uma consciência corporal e motora, fazendo com que o cérebro trabalhe diversas funções cognitivas muito importantes na fase infantil, como o raciocínio e o foco.
4. Sociabilidade
Caracterizado como um exercício físico “completo”, a ginástica rítmica infantil traz prazer e bem-estar mental. Além de liberar a endorfina, um neuro hormônio que naturalmente ativa as melhores sensações de humor, a atividade consegue fazer com que as crianças estimulem a socialização, trabalhando a coletividade, a empatia e a autoconfiança.