Hortelã: conheça os benefícios dessa folha para a saúde
Um chá de hortelã quentinho sempre cai bem! No final de um dia cheio, depois das refeições, antes de dormir, ao acordar… O momento do preparo já é um convite ao relaxamento: o cheirinho da erva se espalha pela cozinha quando entra em contato com a água bem quente, quase fervendo. Nem precisa adoçar: a hortelã tem um sabor suave e refrescante que, para alguns paladares, chega a ser adocicado.
Como se não bastasse o sensorial que proporciona, a hortelã também tem propriedades terapêuticas. O chá de hortelã feito com folhas orgânicas fresquinhas pode ajudar muito a aliviar desconfortos comuns no dia a dia, como dores de cabeça causadas por tensões.
Chá de hortelã: para que serve essa bebida?
Relaxante, o chá de hortelã traz benefícios para o funcionamento do organismo como um todo. A começar pela sensação de um chá que, mesmo quente, ainda é muito refrescante. Esse frescor pode ser potencializado ao colocar o chá na geladeira por alguns minutos, ou diluindo um pouco a bebida com pedrinhas de gelo feitas com o próprio chá, de véspera. Os benefícios do chá de hortelã são percebidos na respiração, na digestão, no relaxamento do corpo como um todo… Uma xícara de chá de hortelã em boa companhia pode salvar o seu dia!
Hortelã te ajuda a relaxar e se concentrar
A hortelã é fonte de um composto chamado mentol, que tem ação analgésica. Parar o que estiver fazendo por 5 minutos e tomar uma xícara de chá de hortelã percebendo bem o sabor e o aroma da erva é uma forma natural de aliviar as tensões corporais, aquela dorzinha de cabeça e até mesmo os desconfortos causados por problemas respiratórios. Você vai ver como vai ficar mais fácil manter o foco depois dessa pausa.
Chá de hortelã traz conforto abdominal
Quando o almoço ou o jantar deixam um peso ou algum alimento específico não cai bem, um chá pode ajudar o estômago a relaxar e digerir melhor aquilo que incomoda, além de diminuir os gases e a acidez. A hortelã também tem propriedades antiespasmódicas, que ajudam a combater as cólicas, sejam elas intestinais ou causadas pela menstruação. Essa também é uma bebida calmante muito indicada em casos de náusea e vômitos.
Benefícios do chá de hortelã também incluem o alívio de resfriados e gripes
Tanto os resfriados quanto as gripes trazem sintomas que somente um chá quentinho pode amenizar: tosses, espirros, congestão nasal, dores de cabeça… Quando a erva escolhida para a infusão é a hortelã, os sintomas tendem a desaparecer bem mais rápido. A planta contém propriedades antibacterianas e antivirais, por isso pode ajudar a melhorar ambos os quadros.
Lembra do mentol? Esse composto também tem ação broncodilatadora. Ou seja: relaxam os brônquios para que a respiração flua melhor. E não é só: o monoterpeno também ajuda a reduzir a tosse, a expectorar secreções, a descongestionar as vias aéreas e ainda tem propriedades anti-inflamatórias. Algumas xícaras de chá de hortelã aliadas a uma alimentação equilibrada e descanso adequado vão restaurar o seu bem-estar físico. Experimente!